16 novembro 2023, 08:00
Liechtenstein-Portugal: um pequeno obstáculo antes de mais história
Seleção Nacional ainda tem mais marcas para alcançar e algumas podem chegar hoje no principado
Golos de Ronaldo e Cancelo no início da segunda parte desataram o nó; Segue-se a Islândia para carimbar o apuramento perfeito com 10 em 10
Portugal venceu, esta quinta-feira, em Vaduz, o Liechtenstein, por 2-0, na 9.ª e penúltima jornada do apuramento para o Europeu do próximo ano, na Alemanha. Roberto Martínez continua com a ficha 100 por cento vitoriosa enquanto selecionador de Portugal e, no pequeno principado, inovou. Com as estreias de José Sá e Toti Gomes, o espanhol voltou ao sistema de três centrais e com grande pendor ofensivo, de tal forma que João Félix ficou encarregue da ala esquerda.
Mas a presença de muitos jogadores de ataque não significou uma exibição de ‘encher o olho’ na primeira parte, longe disso, já que só por três vezes Portugal chegou perto da baliza adversária. Tal a diferença de nível entre as duas seleções percebia-se que bastaria à Seleção Nacional carregar ligeiramente no acelerador para somar mais três pontos e assim foi no início do segundo tempo: no espaço de 10 minutos, Cristiano Ronaldo primeiro (46’), num belo pontapé de pé esquerdo apos assistência de Diogo Jota, e João Cancelo (56’) depois, aproveitando a saída sem nexo da baliza do guarda-redes do Liectenstein, resolveram o assunto.
A partir daí, Portugal entrou em modo gestão, começou a pensar na Islândia e até deu para Cristiano Ronaldo descansar depois de igualar Romelu Lukaku no topo da lista de melhores marcadores deste apuramento (10 golos). Aos 83’, Gonçalo Ramos ainda assinou o terceiro para Portugal, mas o VAR invalidou o lance por fora de jogo de António Silva no lance. No domingo, em Alvalade, há receção aos islandeses para fazer o que nunca foi feito: somar todos os pontos possíveis na qualificação para uma fase final.
FIM DO JOGO: Liechtenstein 0-2 Portugal
9.ª vitória em 9 jogos de Portugal no apuramento para o Europeu da Alemanha. Depois de uma primeira parte fraca, a Seleção esteve em melhor plano na segunda parte e construiu o triunfo em Vaduz.
90+7' - Ricardo Horta, bem colocado para marcar, remata à figura de Buchel.
90+5' - Amarelo para Diogo Jota depois de uma entrada fora de tempo sobre Malin.
90' - 7 minutos de tempo de compensação.
87' - Mais uma estreia em Portugal. João Mário, lateral do FC Porto, entra para o lugar de João Cancelo. Também João Neves é lançado em substituição de Félix.
VAR avaliou e invalidou o lance do golo por fora de jogo de António Silva no momento em que Vitinha bate o livre. Mantém-se, portanto, o 2-0 para Portugal.
Livre batido por Vitinha, António Silva cabeceia mas é Gonçalo Ramos, à boca da baliza, a desviar para o fundo das redes após defesa de Buchel. Oitavo golo em 10 jogos do dianteiro do PSG por Portugal.
79' - Remate perigoso de João Félix, ligeiramente ao lado do poste.
76' - Mais substituições na seleção do principado: Hofer entra para o lugar de Sele.
71' - João Félix marca num desvio ao segundo poste, mas o lance é invalidado por fora de jogo.
67' - Mais duas mexidas em Portugal. Cristiano Ronaldo sai e dá o lugar a Bruma, enquanto Vitinha rende Bruno Fernandes.
63' - Volta a mexer a seleção da casa. Entram Kranz e Ospelt para os lugares de Beck e Hasler.
61' - Que perigo na baliza de Portugal! Salanovic aparece isolado e, com tudo para marcar, o avançado permite a defesa de José Sá na 'mancha'.
60' - O avançado do SC Braga entra para o lugar de Bernardo Silva.
59' - Ronaldo é servido por Cancelo mas acerta mal na bola e esta sai muito por cima. Vai entrar Ricardo Horta.
António Silva lança o lateral na profundidade e Cancelo aproveita a saída sem nexo do guarda-redes do Azerbaijão para entrar na área e, com a baliza deserta, fazer o segundo de Portugal e o seu terceiro nesta fase de apuramento.
Agora entra mesmo! Lance de ataque rápido, Jota serve Ronaldo e o avançado do Al Nassr, de pé esquerdo, remata para o fundo das redes da baliza do Liechtenstein, apontando o 128.º golo pela Seleção.
46' - Que perigo! Quase o primeiro de Portugal, com 15 segundos jogados na segunda parte. Cruzamento da direita e Ronaldo, à boca da baliza, remata de primeira e acerta no poste.
46' - Recomeça a partida e há uma alteração no Liechtenstein: O médio Luchinger sai e dá o lugar a Meier.
INTERVALO: Liechtenstein 0-0 Portugal
Jogo muito pobre da Seleção até ao momento. Poucos lances de perigo a equipa conseguiu criar e mostra estar 'fora dela' e também falta de rotinas neste esquema com três centrais (e com estes jogadores).
45+3' - Cancelo arranca da direita para o meio, serve Ronaldo mas o remate encontra as pernas de Buchel.
43' - Cristiano Ronaldo toca para o lado num livre indireto, Bruno Fernandes remata mas o guardião da seleção da casa encaixa.
39' - Ronaldo tenta uma bicicleta mas a bola sai ligeiramente ao lado.
30' - Primeiro lance de verdadeiro perigo de Portugal. Bernardo Silva serve Cancelo, o lateral cruza e Gonçalo Ramos cabeceia ligeiramente ao lado.
24' - Primeiro amarelo do jogo sai para Luchinger, por entrada por trás sobre Jota. Livre perigoso para Portugal, mas Ronaldo acerta em cheio na barreira.
13' - Remate de Rúben Neves, a bola desvia num defesa mas o guarda-redes Buchel faz uma boa intervenção para canto.
7' - Como seria de esperar, Portugal tem mais bola mas ainda não conseguiu criar lances de perigo.
Equipas no relvado e ouvem-se os hinos nacionais!
As equipas vão realizando os exercícios de aquecimento no relvado.
.O Liechtenstein alinha com: Buchel; Malin, Wieser e Traber; Beck, Luchinger, Buchel, Sele e Goppel; Hasler e Salanovic
Com o apuramento garantido e frente a um adversário frágil, o selecionador aproveita para variantes diferentes no onze, como, de resto, anunciara na conferência de imprensa.
Já há onze da Seleção, destacando-se as estreias de José Sá (já anunciada) e Toti Gomes. Roberto Martínez explicou que Rúben Neves será central ao lado de António Silva e do canhoto do Wolverhampton e serão João Cancelo e Félix a fazer as alas.
ONZE DE PORTUGAL: José Sá; António Silva, Rúben Neves e Toti Gomes; Cancelo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Félix; Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo
A arbitragem do jogo está a cargo do sueco Mohammed Al-Hakim.
Junto ao Rheinpark Stadion já vai aquecendo o ambiente, com a presença de milhares de emigrantes portugueses.
O histórico frente à frágil seleção do principado é amplamente favorável a Portugal: sete vitórias em oito jogos, com 39 golos marcados e 3 sofridos.
No jogo em casa, em Alvalade, em março passado, Portugal goleou por 4-0, na partida que marcou a estreia de Roberto Martínez no banco. Marcaram João Cancelo, Bernardo Silva e Ronaldo (2).
Depois de oito vitórias em outras tantas jornadas e com o apuramento já carimbado para o Alemanha-2024, Portugal entra hoje em campo, no Rheinpark Stadion, frente ao Liechtenstein, continuando a perseguir a qualificação perfeita e um feito que nunca foi alcançado: ver todos os 10 jogos desta fase de apuramento. Depois do Liechtenstein, haverá receção à Islândia, no domingo, em Alvalade, para fechar.
16 novembro 2023, 08:00
Seleção Nacional ainda tem mais marcas para alcançar e algumas podem chegar hoje no principado