Roberto Martínez: «Jogadores portugueses estão nos melhores balneários da Europa»

Roberto Martínez: «Jogadores portugueses estão nos melhores balneários da Europa»

SELEÇÃO19.11.202323:40

Técnico abordou a qualificação de Portugal, e o que esperar para o Euro 2024

Roberto Martínez era nitidamente um treinador satisfeito quando entrou na conferência de Imprensa, após o 2-0 aplicado à Islândia que culminou num apuramento perfeito da seleção portuguesa (dez jogos, dez vitórias).

Já a apontar para o Euro 2024, o selecionador de Portugal considera que não há favoritos: «Estamos a falar dos melhores jogadores do mundo, melhores jogadores da Champions League. Não há favoritos, há um grupo de seleções que tem qualidade para poder ganhar o torneio. Estamos nesse grupo, mas depois os detalhes são muito pequenos.»

O treinador das quinas garante que ainda há muito trabalho por fazer: «Agora precisamos de crescer para nos prepararmos para ser competitivos. Nunca tivemos um jogo em que o adversário marcou primeiro, há situações que precisamos de experimentar para crescermos juntos, mas os ingredientes, que são o compromisso e a qualidade individual, são do máximo nível.».

O técnico espanhol revela-se enamorado com o jogador português: «A qualidade do jogador português tem um porquê, há um processo de muitos treinadores portugueses, estrutura, de informação, acho que Portugal é um país que, com 10 milhões de pessoas, tem um grupo de 80, 90 jogadores com um nível incrível. Tenho a sorte de ter jogadores que estão nos melhores balneários do futebol europeu, e isso é olhar para trás para o bom trabalho da formação e das equipas em Portugal, inclusive locais, e acho que vai continuar. Olho para os jogadores com 17, 19 anos e o talento está ao mesmo nível e isso é muito importante para nós», realçou.

Roberto Martínez aproveitou para destacar a importância do estágio em março, e deixou um apelo aos jogadores portugueses: «Eu acho que a mensagem é muito clara, é estar na lista. Há jogadores que podem estar na lista para ser convocados, João Mário é um exemplo, esteve na lista e foi finalmente convocado. A mensagem é clara, precisamos de competição em todas as posições e os lugares são muito caros. Depois é preciso ter sorte, há muitos jogadores que pisam os mesmos terrenos, e é preciso estarem preparados».

Bruno Fernandes foi um dos homens em destaque em toda a fase de qualificação, com 6 golos e 8 assistências. Para o selecionador de Portugal, o médio é de facto importantíssimo para a sua equipa: «Não diria que indispensável é a palavra certa. Há muitos adjetivos, mas posso dizer-lhe uma coisa: é um jogador que joga em muitas posições e em diferentes sistemas. Pode fazer assistências, finalizar, não joga numa posição específica. Quando se tem qualidade técnica como ele tem, isso torna-o vital». Martínez fez ainda questão de o comparar com outro jogador ao seu serviço: «É um jogador moderno que faz jogar, como João Neves. Para o Neves, treinar com um jogador como Bruno dá uma ideia do que deve ser o desenvolvimento para jovens jogadores», garantiu.