Roberto Martínez: «Diogo Costa é o segredo mais oculto do futebol europeu»
Foto: IMAGO/Sports Press Photo

Portugal-Eslovénia, 0-0 (3-0, P) Roberto Martínez: «Diogo Costa é o segredo mais oculto do futebol europeu»

SELEÇÃO01.07.202423:35

Selecionador elogiou o guarda-redes, considerando que esteve num patamar incrível; frisou que Seleção merecia a vitória e destacou a união da equipa

Roberto Martínez considerou, no final do encontro contra a Eslovénia, que Diogo Costa é «o segredo mais oculto do futebol europeu» após defender três penáltis contra a Eslovénia e garantir o apuramento de Portugal para os quartos de final do Euro.

«O segredo de Portugal é o Diogo, é o segredo mais oculto do futebol europeu e hoje apareceu num patamar diferente, foi incrível na situação do um contra um, e depois teve o foco e qualidade para fazer três defesas consecutivas, temos de estar muito orgulhosos», disse o selecionador, em declarações à Sport Tv na zona de entrevistas rápidas.

A equipa das quinas jogou 120 minutos, mas Roberto Martínez não está preocupado: «Estamos bem, agora é preparar o jogo contra a França, chegar à nossa casa na Alemanha, os nossos adeptos estão lá e é sempre bom, dão-nos força. Hoje foi uma vitória dos apaixonados e vamos dar muitas mais.»

Com Cristiano Ronaldo visivelmente emocionado após falhar um penálti no prolongamento, Roberto Martínez fez questão de destacar a união da equipa: «O Ronaldo errou uma grande penalidade e depois foi decisivo ao começar o desempate por penáltis, abriu o caminho. Foi uma vitória da união, do balneário e o Cris é o nosso capitão e mostrou que na vida e no futebol há momentos difíceis e não podemos baixar os braços, temos de continuar e foi uma mostra de o que fazer quando as coisas não correm bem.»

À RTP, o selecionador queixou-se do estado do relvado: «Começámos um novo torneio. Dissemos ontem que o torneio agora tem diferentes detalhes, podes ganhar em grandes penalidades, podes criar momentos de qualidade individual, mas a equipa jogou muito bem. Trabalhou muito bem, defendeu. O campo, o estado do relvado... não foi fácil para uma equipa com bola. O relvado é a mesmo para as duas equipas, mas ajudou a equipa sem bola e é incrível a energia, força e paixão do balneário para ganhar um jogo assim. Quando a Eslovénia mantém a baliza a zero depois de 90 minutos, é difícil manter a concentração e o foco… vimos uma equipa focada, equipa cheia de orgulho, de força e tentámos tudo. Merecíamos ganhar, mas acontece. Estamos nos ‘quartos’ e acho que os adeptos têm uma noite para celebrar.»

Depois de vencer a Chéquia nos instantes finais, Portugal foi até à última para derrotar a Eslovénia. «Faz parte», disse, entre risos, após o jornalista lhe pedir para fazer com que os portugueses sofram menos. «Já me tinham dito que os portugueses normalmente fazem contas para se apurar para os torneios. Agora vamos sofrer, mas juntos. A união dos portugueses, dos adeptos… hoje é dia de celebrar uma vitória muito trabalhada e olhar em frente», concluiu.