Rafael Leão e a qualificação: «Não acho que esteja a ser fácil ou simples»
Avançado do Milan foi o escolhido para falar aos jornalistas estas terça-feira
Rafael Leão, atacante do Milan, foi o protagonista da conferência de imprensa da Seleção Nacional desta terça-feira, para projetar o duplo compromisso com Eslováquia (sexta-feira, em casa) e Bósnia (segunda-feira, fora), de apuramento para o Euro-2024.
Se gostava de usar a braçadeira de capitão um dia: «Sim, claro, seria um momento muito importante para mim, para a minha carreira e para a minha família. Seria um motivo de muito orgulho.»
O que pode Portugal fazer no Europeu : «Falta um jogo ainda, você está muito apressado... [risos]. Temos de pensar jogo a jogo, agora vamos jogar em casa frente aos adeptos portugueses e se ganharmos, aí sim, podemos pensar no Europeu.»
Sente que deveria ser titular indiscutível na Seleção pelo que faz no Milan? «Fico muito contente por estar aqui e ter a confiança do treinador. Dou o máximo para estarmos nos titulares, mas não vamos ficar tristes ou desmotivados porque temos muita qualidade entre os jovens e os mais velhos. Sou mais um para ajudar, o mister é que decide.»
Estádio do Dragão traz boas memórias? «Claramente, é um estádio especial, estreei-me lá no campeonato pelo Sporting e sempre que a Seleção joga lá temos uma ajuda incrível dos adeptos. Sexta-feira vai ser um fator muito importante.»
Se Portugal vencer a Eslováquia e se qualificar já para o Europeu, que motivação terá para os jogos que faltam? «A mensagem de que o senhor passa é que somos portugueses e devemos entrar sempre para ganhar. Se conseguirmos a qualificação, o jogo seguinte será para enfrentar com a mesma garra e determinação porque somos Portugal e jogamos sempre para ganhar. E quantos mais pontos, melhor.»
Pode ser a qualificação mais rápida de sempre, qual o segredo? «Não acho que seja um ser fácil ou simples, vamos conseguir entender bem aquilo que o treinador pede, a ideia de jogo dele, os jogadores são confortáveis e a dar boa resposta em cada jogo, esse é um fator importante.»