Quem é Samu Costa, convocado por Roberto Martínez?
Samu Costa está a cumprir a segunda época no Maiorca
Foto: IMAGO

Quem é Samu Costa, convocado por Roberto Martínez?

Médio terminou a formação no SC Braga e fez apenas um jogo na equipa principal dos Guerreiros do Minho antes da mudança para Espanha. Atualmente representa o Maiorca. É internacional pelas seleções jovens de Portugal e foi, por exemplo, chamado para o Euro 2023 de sub-21, integrando a mesma convocatória que João Neves, Pedro Neto e Francisco Conceição

Samu Costa é uma das grandes novidades na lista de Roberto Martínez para os jogos de Portugal com Polónia e Escócia, ambos fora, agendados para 12 e 15 de outubro, respetivamente, a contar para a Liga das Nações.

O médio, de 23 anos, tem feito carreira no futebol espanhol – primeiro no Almería e, agora, no Maiorca –, depois de ter deixado o SC Braga, em 2020.

«Acompanhei o Samu durante o torneio de sub-21, já esteve na final de 2019, tem um perfil muito interessante que não temos, energia, dinâmica, é taticamente inteligente, não temos no meio-campo um jogador que pode dar equilíbrio. Acompanhamo-lo há muitos meses, fez um muito bom jogo na final da Taça e agora merece a oportunidade na seleção», justificou Roberto Martínez, em conferência de imprensa.

Samu Costa passou pela formação de Beira-Mar e Gafanha, mudando-se depois para Braga – esteve ainda no Palmeiras FC. Foi nos Guerreiros do Minho que concluiu a formação e fez a estreia como sénior, em 2019/2020. O centrocampista foi lançado por Artur Jorge, a 25 de julho de 2020, na receção do SC Braga ao FC Porto, na 34.ª jornada da Liga, que os bracarenses venceram.

A verdade é que esse foi o primeiro e o… último jogo de Samu Costa em Braga, já que se mudou para os espanhóis do Almería, no segundo escalão, numa primeira fase por empréstimo. Na primeira temporada no estrangeiro, o médio fez 30 jogos, marcou dois golos e fez uma assistência.

Samu Costa ao serviço do Almería, em 2021 (IMAGO / AFLOSPORT)

Na segunda temporada (2021/2022), o jogador português voltou a fazer 40 partidas, juntando três assistências, ajudando o Almería a subir à La Liga. Na temporada de estreia no primeiro escalão do futebol espanhol, fez 33 jogos, um golo e duas assistências, com o Almería a conseguir a manutenção.

No verão de 2022, Samu Costa mudou-se para Maiorca, onde fez, em 2023/2024, um golo e uma assistência em 39 encontros. O médio está a arrancar a segunda temporada na formação de Maiorca e já foi utilizado em oito jogos. O Maiorca é atualmente sétimo classificado da La Liga, com 14 pontos.

Samu Costa e Jude Bellingham (IMAGO / Pressinphoto)

Segue-se, depois do Espanhol-Maiorca, a Seleção Nacional, onde Samu Costa marcará presença pela primeira vez, depois de já ter representado Portugal nas seleções jovens. Foi, por exemplo, chamado para o Euro 2023 de sub-21, integrando a mesma convocatória que João Neves, Pedro Neto e Francisco Conceição. Vão, agora, estar juntos na equipa A de Portugal.

Paulo Bernardo e Samu Costa no Geórgia-Portugal, a contar para o Euro 2023 de sub-21 (IMAGO / Artur Stabulnieks)