Pepe: «Sistema? Adapto-me melhor a jogar»
Pepe frente à Turquia (IMAGO)

Turquia-Portugal, 0-3 Pepe: «Sistema? Adapto-me melhor a jogar»

SELEÇÃO22.06.202419:58

Veterano central de Portugal voltou a ser titular no Euro 2024; foca-se no futuro na Seleção e não no de clubes; está confiante no que a Equipa das Quinas ainda pode alcançar

Aos 41 anos, Pepe foi titular nos dois primeiros jogos de Portugal no Euro 2024 e este sábado, após a vitória sobre a Turquia (3-0), mostrou-se feliz com as exibições da sua equipa.

«Contra a Chéquia já fizemos um excelente jogo. A equipa neste jogo sabia o que tinha de fazer, a Turquia é muito emotiva, vai muito no sentido da paixão do jogo, nós somos uma equipa muito madura, com processos simples, mas também difíceis. Temos muita largura, tentámos encontrar o Rafael Leão e o Nuno Mendes na 1.ª parte e o primeiro golo sai dessa jogada e assim desbloqueámos o jogo. Esteve um ambiente fantástico no estádio, com muito turcos, mas há que realçar os nossos adeptos, em menor quantidade, mas fizeram-se notar e quero agradecer-lhes muito», afirmou na flash-interview da RTP.

O central de 41 citou depois os benefícios de Portugal ter já assegurado o 1.º lugar do grupo: «Dá estabilidade e confiança à equipa, sabemos que todos os jogadores que estão cá são importantes, agora é preparar bem o próximo jogo e seguir a nossa caminhada com vitórias.»

Com a saída já confirmada do FC Porto, Pepe preferiu não comentar o que o futuro lhe reserva após o Campeonato da Europa: «Procuro viver o dia a dia, o amanhã não me preocupa muito, o mais importante é dar o contributo à minha seleção.»

Já na flash-interviem à Sport TV, o jogador comentou o facto de Portugal, frente aos turcos, ter jogado num sistema com apenas dois centrais, ao invés dos três com que se apresentou contra a Chéquia.

«Já no primeiro jogo estivemos muito bem, mas sofremos um remate para golo. Com a Turquia, trabalhámos como equipa, linhas muito juntas, atacámos e defendemos juntos e quando é assim dificultamos o trabalho do adversário», explicou.

O jogador disse depois que não se adapta melhor a um destes sistemas em relação ao outro: «Adapto-me melhor a jogar [risos]. Gosto de jogar, estar lá dentro, ajudar a seleção e os meus companheiros. Estamos confiantes, confiamos no nosso trabalho, no que tem sido feito com o nosso míster, no processo, todos acreditamos.»

Por fim, Pepe comentou o facto de ter ouvido cânticos com o seu nome durante a partida no Signal Iduna Park, em Dortmund: «Não tenho palavras, com 41 anos… quando pensamos que já vimos tudo no futebol ainda há coisas para ver. Sabem que dou o meu melhor pela Seleção e vou continuar a dar até ao último minuto.»