Martínez confiante para o Euro: «Podemos competir com as melhores seleções da Europa»
O selecionador nacional, Roberto Martinez, ao lado de Fernando Gomes, presidente da FPF. Foto: Álvaro Isidoro/Global Imagens.
Foto: IMAGO

Martínez confiante para o Euro: «Podemos competir com as melhores seleções da Europa»

SELEÇÃO15.03.202414:44

Selecionador nacional explicou orgânica do lote de 32 convocados, que será dividido em grupos; mostrou-se confiante de que a equipa nacional reúne condições para discutir o Euro 2024 com as melhores seleções

Portugal optou por inovar neste estágio que terá lugar em março, com duas partidas de preparação, ante Suécia e Eslovénia, com uma convocatória de 32 jogadores que dividirá a equipa em dois diferentes grupos numa orgânica que o selecionador nacional, Roberto Martínez, passou a explicar.

«É este o formato para março, um período muito difícil para os jogadores, muita fadiga mental e teremos de lidar com ela. Haverá três grupos, de jogadores que podem participar nos dois jogos e outros que estarão só para o primeiro e outros para o segundo jogo. Na segunda feira, vamos dar uma lista de 22/23 jogadores para o primeiro jogo, pois todos os jogadores tem compromissos pelos clubes, mas o formato é claro - três grupos com foco, qualidade e dar oportunidade de conexão para os jogadores e evitar fadiga», argumentou.

O selecionador nacional preferiu não se precipitar a garantir se o grupo que disputará o Euro 2024 estará mais ou menos próximo de estar fechado, lembrando que no futebol tudo decorre a grande velocidade. «A experiência que tenho no futebol é que uma semana é uma eternidade. Tudo pode acontecer, trabalhamos no dia a dia para ganhar e todos os dias para tomar decisões. Podemos agora trabalhar com muitos jogadores estou muito entusiasmado, mas 19 de maio é que será o momento de tomar decisões. Temos um plantel muito equilibrado», opinou, sereno.

Roberto Martínez admitiu, ainda assim, que lhe será muito difícil reduzir os nomes até encontrar a lista final, até devido ao facto de outras possíveis opções se encontrarem de fora por lesão. «Ainda agora tivemos a possibilidade de falar sobre a UEFA poder incrementar a lista, no Mundial foram 26 no banco e acho que os treinadores gostariam de ter 25, 26 jogadores no Euro. Em abril teremos um workshop na Alemanha e iremos falar disso, há jogadores que atualmente não estão. Nessa situação, temos o Diogo Jota, o Ricardo Horta, o Pedro Neto… jogadores que poderão recuperar, voltar aos relvados e precisamos de avaliar», comentou Martínez, que não esconde que Portugal será um dos favoritos à conquista do troféu.

«O Euro tem os melhores jogadores da Europa e não há favoritos, acho qe há seis ou sete seleções que têm jogadores que estão a trabalhar nos melhores balneários do futebol europeu. Gostamos de responsabilidade e expectativas, mas precisamos de trabalhar para a melhor lista final para o torneio, a maior diferença entre ficar na fase de grupos ou chegar longe é o nível que podemos ter nos primeiros três jogos», considerou o espanhol, que coloca Portugal numa restrita lista de candidatos.

«França, Inglaterra, Espanha e Bélgica têm jogadores que podem ganhar a qualquer seleção e também Alemanha e Itália são seleções que tem competitividade nestes torneios, que fazem delas seleções candidatas. Portugal é uma delas, temos jogadores portugueses nos quartos da Liga dos Campeões, são jogadores que tem nível para lutar e ganhar grandes jogos. Não tenho dúvidas de que podemos competir com as melhores seleções da Europa», afirmou, confiante sobre as potencialidades dos seus comandados.