João Mário integrado, Guerreiro no ginásio
João Mário a cumprir um exercício durante uma sessão de treino da seleção portuguesa de futebol. Foto: FPF.

João Mário integrado, Guerreiro no ginásio

SELEÇÃO14.11.202318:15

Lateral do FC Porto cumpriu primeiro treino ao serviço da seleção principal; esquerdino do Bayern realizou treino específico, por precaução

Na véspera de viajar rumo ao Liechtenstein, para cumprir a nona e também penúltima jornada do Grupo J da fase de apuramento para o Euro-2024, a Seleção Nacional cumpriu esta tarde um treino na Cidade do Futebol, que registou a presença de 24 atletas, entre eles João Mário, que pela primeira vez se treinou pela seleção principal.

O lateral do FC Porto foi chamado à última hora para render Diogo Dalot e, por isso, não havia chegado a tempo de participar na sessão da véspera e participou no apronto desta terça-feira sem qualquer limitação junto dos restantes companheiros. Na primeira amostra, João Mário mostrou alguma timidez, cumprindo a corrida e os primeiros exercícios sempre na companhia de Vitinha, amigo de longa data com o qual cumpriu a sua formação no Dragão.

A parceria de João Mário e Vitinha volta a edificar-se na Seleção portuguesa depois de ambos já terem conquistado títulos como a Youth League em 2018/2019, numa equipa na qual se incluía também o guarda-redes Diogo Costa, e depois na equipa principal, ao serviço da qual conquistaram, em conjunto, duas Ligas portuguesas e duas Taças de Portugal. Vitinha esteve cedido ao Wolverhampton em 2020/21 e foi transferido na época passada para o PSG, pelo que o currículo de Diogo Costa e João Mário nos azuis e brancos é mais extenso.

Além da primeira presença de João Mário entre os principais, nota ainda para a ausência de Raphael Guerreiro, que se limitou a fazer treino específico no ginásio por mera precaução física, relacionada com o facto de ter recuperado recentemente de uma lesão que o havia afastado do último compromisso da Seleção Nacional. O guarda-redes sub-21 João Carvalho realizou o segundo treino consecutivo com a primeira equipa, juntando-se a Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá.