Deschamps: «Final do Euro 2016? Foi difícil e doloroso para nós»
Didier Deschamps a receber a medalha de segundo lugar no Euro 2016, que Portugal venceu

Deschamps: «Final do Euro 2016? Foi difícil e doloroso para nós»

SELEÇÃO04.07.202416:55

Selecionador francês recordou a derrota com Portugal há oito anos e tentou comparar a equipa de Fernando Santos com a de Roberto Martínez

A França defronta Portugal, esta sexta-feira, em jogo dos quartos de final do Euro 2024 e Didier Deschamps foi recordado da final perdida precisamente com os portugueses, em 2016, comparando ainda essa equipa com a atual.

«Era uma equipa forte, fez o que era preciso. Parabéns a Portugal. Foi difícil e doloroso para nós, queríamos ser campões da europa. Não sei se é mais ou menos forte. É igualmente forte. Fazia parte dos favoritos e tem legitimas aspirações a conquistar o Europeu, estamos nos quartos de final. Cada um terá a sua interpretação do caminho, só um passará às meias-finais e queremos ser nós», disse, em conferência de imprensa.

Os franceses eliminaram a Bélgica na eliminatória anterior, um jogo bastante equilibrado e que apenas foi decidido com um autogolo perto do fim, e o técnico espera mais do mesmo: «É um equilíbrio de poder. Essa equipa prefere atacar a defender. Os Países Baixos foram relativamente cautelosos, tal como a Bélgica. Portugal também será? Sei o que Roberto Martínez gosta de fazer. Vamos tentar ter o máximo de controlo possível.»

Sobre Cristiano Ronaldo, o francês só tem elogios para lhe dar: «Este Ronaldo de 2024 é uma ameaça? Sim, como sempre. Tem uma capacidade, para além da motivação, tem esta vontade de vencer, de ser decisivo, de marcar golos. Ele tem e sempre terá isso. Apesar de estar mais velho, continua a ser um grande competidor.»

Criticado por não ter feito muitas alterações durante as partidas, justificou-se: «Fiz pouco até agora, dada a intensidade. Não é fácil entrar nos jogos, mesmo que Kolo tenha entrado muito bem.»

Por fim, Deschamps garantiu que Kylian Mbappé está 100% preparado para este jogo complicado, apesar das dificuldades que tem tido com a máscara e pela lesão que sofreu durante os treinos de preparação para esta fase final: «Kylian teve um problema antes do Euro, agora sente-se bem.»