Cristiano Ronaldo e Rúben Neves falham primeira semana de estágio
Avançado e médio dispensados dos primeiros dias de trabalho; Otávio lesionado e em observação, Nélson Semedo em trabalho específico de recuperação
Dia 1 na 'operação Euro 2024' para a Seleção Nacional. Ao final da tarde deste domingo, Roberto Martínez ensaiou o primeiro treino do estágio de preparação para o torneio que vai decorrer na Alemanha e no qual Portugal se irá estrear a 18 de junho, diante da República Checa.
Dispensados da primeira semana de trabalho e com direito a alguns dias de descanso estão Cristiano Ronaldo e Rúben Neves. Ambos vão, por isso, falhar os amigáveis com Finlândia (terça-feira) e Croácia (sábado).
Quem também esteve nesse jogo mas saiu lesionado foi Otávio, que está sob observação do departamento médico da Federação Portuguesa de Futebol.
Com treino específico para recuperação de uma lesão ficou Nélson Semedo, limitando-se a corrida à volta do relvado nos 15 minutos abertos à comunicação social. Estiveram, por isso, os restantes 22 convocados ao dispor de Roberto Martínez no treino na Cidade do Futebol.
Entre os 22 jogadores que se apresentaram para a sessão de treino, ministrada por Roberto Martinez, não se incluíram o capitão da equipa nacional, Cristiano Ronaldo e Rúben Neves, que esta sexta-feira se defrontaram pela final da King's Cup da Arábia Saudita, com o médio a sorrir face à vitória alcançada pelo Al Hilal, treinado pelo também português Jorge Jesus.
Os dois jogadores apenas se juntarão à concentração mais perto do final da semana, em virtude de cumprirem alguns dias de férias concedidos pelo selecionador nacional. Já Otávio, que participou no mesmo desafio e saiu com queixas físicas, rumou imediatamente a Portugal e já se encontra na Cidade do Futebol.
O médio do Al Nassr não pisou o relvado n.º 1 da Cidade do Futebol, em virtude de estar mn observação de forma a despistar o condicionalismo físico que o afeta e não surgiu integrado com os seus companheiros, tal como Nélson Semedo.
O lateral do Wolverhampton, que tal como alguns dos seus companheiros de seleção regressou este domingo de um curto período de férias, foi visto no relvado, mas apenas a correr à volta do mesmo, cumprindo trabalho específico. Também ausentes da vista...mas apenas durante o período disponibilizado à imprensa presente, estiveram dois dos três guarda-redes eleitos da equipa nacional, Rui Patrício e Diogo Costa.
Sem motivo para alarme: enquanto José Sá realizava trabalho específico de guarda-redes, os seus companheiros preparavam-se para o efeito, integrando o apronto minutos depois. Quem já trabalhou de forma integrada e, aparentemente sem qualquer limitação, foi Pepe, que uma semana antes havia falhado a final da Taça de Portugal e este domingo foi reforço notado para a equipa portuguesa, candidatando-se por isso a defrontar a Finlândia esta terça-feira.
Nota para a descontração e boa disposição de todos os presentes, que se denotou ainda antes da sessão propriamente dita, com uma partida de teqball entre a duplas formada por Gonçalo Ramos e João Neves em desafio perante Vitinha e Bruno Fernandes, com Pedro Neto nas proximidades.
A partida contou ainda com um público formado por João Palhinha, Rafael Leão, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes, aos quais se juntaram, instantes depois, João Félix e Francisco Conceição, amigos de longa data - como, de resto, Sérgio Conceição confidenciou numa famosa conferência do FC Porto.
A seleção portuguesa volta a trabalhar esta segunda-feira, pelas 18 horas, já depois da conferência de imprensa que terá lugar uma hora antes, para a antevisão ao embate com a seleção nórdica, em Alvalade, como primeiro teste de preparação para o Euro 2024.