Vídeo: há 58 anos, Eusébio levou Portugal às costas para meias-finais do Mundial
Esta terça-feira, celebra-se o 58.º aniversário do célebre Portugal-Coreia do Norte, a contar para os quartos de final do Mundial 1966, jogado em Inglaterra. Uma das partidas mais históricas da Seleção Nacional, com Eusébio a apontar, para muitos, a melhor exibição individual de sempre com a camisola das quinas.
Neste dia, em 1966, Eusébio fez a que é, ainda hoje, a melhor exibição de sempre com a camisola da Seleção Nacional.
— O Fura-Redes (@OFuraRedes) July 23, 2024
A perder por 3-0 aos 25 minutos, a Pantera Negra marcou 4 golos e esteve na jogada do 5o, eliminando a Coreia do Norte do Mundial por 5-3! Somou ainda 14 remates… pic.twitter.com/tYRx878UyW
Pak Seung-Zin, Lee Dong-Woon e Yang Seung-Kook, aos minutos 1, 22 e 25, respetivamente, colocaram os norte-coreanos no caminho da meia-final. Foi aí que Eusébio colocou a seleção 'às costas'. Fez 14 remates na partida, apontou quatro golos e ainda esteve na jogada do quinto, apontado por José Augusto.
A seleção portuguesa acabou por cair nas meias-finais, frente à anfitriã Inglaterra, em jogo que muita polémica envolveu, por ter obrigado a seleção portuguesa, à última hora, a mudar-se da zona de Liverpool, onde seria a partida, para Londres, para que o jogo fosse jogado na 'casa' dos Três Leões, em Wembley. Os ingleses sagraram-se campeões do Mundo e Portugal conquistou a medalha de bronze frente à União Soviética, resultado que ainda é o melhor do país em Campeonatos do Mundo.