Um Zorro para Paulinho

Um Zorro para Paulinho

OPINIÃO09:15

'Para lá da linha' é uma opinião semanal

João Paulo Dias Fernandes. Paulinho. ‘El killer portugués’. São, ainda assim, menos nomes do que golos para o avançado que está a causar furor no México, mas só não convence o selecionador Roberto Martínez.

Confesso que quando, no final de junho, se confirmou a saída de Paulinho para o México, estranhei. Não é um campeonato em que se pense à partida.

Porém, o entusiasmo local era palpável ainda antes da sua chegada, logo chamado de ‘el killer’. E de facto Paulinho está a disparar em todas as direções, com 9 golos e 7 assistências em quinze jogos (é o melhor marcador) e já parece totalmente integrado na equipa treinada pelo português Renato Paiva, no clube e na sua cultura, como se vê pela foto em ilustração da peça, o poster usado para promover o jogo frente ao Queretáro.

Em agosto de 2023, Paulinho teve um início de época fulgurante com o Sporting e foi questionado pela enésima vez pela chamada à Seleção. A resposta foi lapidar: «Sim, claro que acredito! Sou português, jogo num grande, estou bem e não era a primeira vez. Acho natural.» Eu também acho.

Paulinho tem três internacionalizações pela Seleção em 2020, na qualificação para a Liga das Nações. Dois golos a Andorra, uma média excelente. A única coisa que mudou no que disse há pouco mais de um ano refere-se ao clube onde joga, o terceiro com mais títulos no México.

Se há a ideia de que para ser chamado à Seleção é preciso jogar num grande – desmistificada pelo Hugo Vasconcelos aqui  - também há a de que jogar no estrangeiro dá estatuto. Porém, para Paulinho nem isso está a valer, o que adensa o mistério quanto ao que lhe falta para ser chamado. Perguntaram a Bruno Lage, treinador do Benfica, o que faltava a Schjelderup para jogar, e Lage disse «oportunidade». Se for isso que falta, trate-se de arranjar.

Há pouco mais de cem anos foi criado nos EUA a personagem do Zorro, que habitava ali na Califórnia, então mexicana. Herdeiro de grande fortuna, Don Diego de la Vega protegia os povos indígenas das injustiças. Que Zorro poderá ajudar a libertar Paulinho?