Um Chico de obra
Francisco Conceição (foto IMAGO)

Um Chico de obra

OPINIÃO14.07.202411:00

Haverá possibilidade de o jovem extremo e Vítor Bruno coexistirem no mesmo 'habitat'? Venda pode ser a solução para a SAD azul e branca, mas nunca a preço de saldo...

1 — Além dos graves problemas financeiros com que se depara diariamente, fruto de uma gestão danosa da anterior Administração, que deixou o FC Porto à beira do abismo, a SAD do FC Porto tem em mãos, agora, um problema desportivo que urge resolver para não beliscar o bom ambiente que grassa no balneário do Olival. A questão contratual em torno do futuro desportivo de Francisco Conceição está a criar algum desconforto de parte a parte e o assunto necessita ser resolvido a contento das duas partes.

Não restam dúvidas de que a sucessão técnica operada no FC Porto — Vítor Bruno a suceder a Sérgio Conceição no comando técnico — deixa Francisco Conceição desconfortável no meio de toda a polémica e, seguramente, sem vontade de prosseguir carreira no clube do seu coração ao ser orientado pelo homem a quem o pai acusou de traição. Poderemos sempre argumentar que o jogador terá de colocar o seu profissionalismo acima do lado pessoal, mas esse é o ponto da questão central.

A saída de Chico, que se encontra nas mãos do empresário Jorge Mendes, será uma perda enorme do ponto de vista desportivo, é um facto, mas manter o jogador contra a sua vontade terá seguramente efeitos nefastos para o grupo de trabalho e para o próprio Vítor Bruno. É perante este contexto complicado que a SAD liderada por André Villas-Boas tem de ponderar bem os prós e contras da continuidade do jovem criativo.

A concretização do negócio antes de amanhã, último dia em que a cláusula de rescisão a pagar é de 30 milhões de euros, não beneficiaria os cofres da SAD, até porque o futebolista é detentor de 20 por cento de uma futura venda e o empresário cobra sempre uma comissão de 10 por cento. A verdade, porém, é que até à data não chegou uma proposta aos gabinetes do Dragão e, nesse sentido, a situação arrasta-se com algum perigo, isto porque aproxima-se o regresso dos internacionais do FC Porto ao trabalho, sendo que a maioria irá ser reintegrada na Áustria, no local de estágio da pré-temporada.

O início da semana que amanhã se inicia pode trazer novidades desta novela de verão, que de certa forma inquieta os adeptos do FC Porto, que nutrem uma admiração especial por Francisco Conceição, o espalha-brasas que na época passada fez as delícias do universo azul e branco em muitos jogos do campeonato, onde se revelou decisivo com golos e assistências.

Vítor Bruno, aquando da sua apresentação, foi esclarecedor: «Conheço o Francisco desde muito pequeno, tenho uma estima muito grande por ele e graças à forma como trabalha foi construindo a sua carreira. Culminou nesta chamada à Seleção. Vai ser tratado como qualquer outro elemento do plantel, nenhum jogador pode estar acima dos interesses de um clube com a dimensão do FC Porto». Francisco Conceição, perante este contexto, admite continuar no seio da família azul e branca ou forçará a saída para a Alemanha, Inglaterra ou Itália?

2 — Hoje joga-se a final do Europeu. A Espanha parte como favorita, mas nenhum jogo de futebol é ganho por antecipação. O futebol selvagem de 'La Roja' tem tudo para triunfar, mas subestimar a Inglaterra pode ser um erro...