7 novembro 2024, 18:29
Sporting: em dois dias Gyokeres ganhou mais de 250 mil seguidores
Hat trick frente ao Manchester City gerou onda de interesse em torno do homem da máscara
… E não há mal nenhum nisso. Que os adeptos desfrutem, que o Sporting tire partido, que os adversários o saibam parar, que a Liga aproveite a propaganda e tire dividendos futuros. Este é o 'Nunca Mais é Sábado', espaço de opinião de Nuno Raposo
«Os 'scouts' da Premier devem estar a coçar a cabeça e a pensar como o deixaram escapar. Ele não fez um percurso convencional, não foi uma caminhada sempre em frente. Fantástico!»
«Pode parecer uma loucura, mas acho que Gyokeres é uma versão um pouco melhor do que Haaland! Marca com muita facilidade, é bom no um contra um e também pode fintar o guarda-redes.»
As frases são de Rio Ferdinand e de Van der Vaart, a primeira do antigo internacional inglês, a segunda do neerlandês. Podia ser apenas mais um artigo na imprensa internacional a elogiar a capacidade concretizadora do avançado do Sporting na Liga Portuguesa e agora também na Liga dos Campeões com natural destaque para o hat trick no 4-1 ao Manchester City. Podia até ser uma análise de fundo num conceituado site internacional. Mas não é. São antigas estrelas à escala global, agora comentadores nos mais vistos programas sobre futebol e habituadas a todos os dias comentarem os lances de génio nas maiores ligas do mundo. Todos se rendem a Gyokeres.
Muita desta gente nunca tinha olhado tão atentamente para a Liga Portuguesa. Exceção às vésperas dos jogos internacionais com equipas de Portugal, todos temos consciência de que fora das big-5 as atenções são marginais, salvo algumas raras exceções — menos raras nas referidas específicas situações.
A saída de Rúben Amorim para o Manchester United é uma exceção ainda mais excecional. Porque parte para um clube com a dimensão mundial dos red devils — talvez o único a fazer frente ao Real Madrid na dimensão planetária — e por isso meteu muita gente em Inglaterra, pátria do futebol e da Premier League, o melhor campeonato do mundo, a olhar com muita atenção para um Sporting-Estrela da Amadora e vai meter muita gente a ver o SC Braga-Sporting de domingo. E porque na Champions o jogo era com o City, uma das melhores equipas do mundo e o rival de Manchester, meteu o encontro de Alvalade no centro das atenções da 4.ª jornada. Tudo normal.
O ponto extra aqui é mesmo Viktor Gyokeres. Aos 18 golos que já tinha esta época nas provas nacionais e aos dois que já tinha na Liga dos Campeões acrescentou mais três (!) na prova continental. E fê-lo contra o City de Haaland — e já é um dos melhores marcadores da prova, com 5 golos, os mesmos que Raphinha, Harry Kane e Lewandowski…
Gyokeres não tirou o foco à despedida emocionante e emocionada de Rúben Amorim, mas se Amorim se despede de Portugal no domingo, o sueco fica e com ele na Liga Portuguesa muitos dos olhos que agora a viram com mais atenção vão certamente pelo menos dar uma vista de olhos mais que não seja para ver o que faz o camisola 9 dos leões todos os fins de semana.
7 novembro 2024, 18:29
Hat trick frente ao Manchester City gerou onda de interesse em torno do homem da máscara
Gyokeres, olhando para o século XXI, arrisco dizer que está a ser o mais impactante jogador da Liga Portuguesa — mesmo com Jardel no regresso (talvez por isso, por ter sido um regresso não ter admirado assim tanto que iria continuar a marcar como nenhum outro), mesmo com Hulk, mesmo com a chuva de estrelas que caiu na Luz nas épocas áureas sobretudo na primeira passagem de Jorge Jesus. E por tudo o exposto arrisco também dizer que é ele mesmo maior do que o nosso campeonato. E não há mal nenhum nisso. É aproveitar enquanto está cá, que os adeptos desfrutem, que o Sporting tire partido (primeiro desportivo e depois financeiro), que os adversários o saibam travar para ultrapassarem os leões na tabela... Tudo isto faz parte do jogo. Que a Liga aproveite a propaganda e tire dividendos futuros.
Gyokeres não sai em janeiro mas também tenho a certeza que sai no verão — mesmo que por menos dos 100 milhões da cláusula que, acionada, será a única forma de o levar no inverno. O desafio aqui é, tendo em conta as condicionantes financeiras, que o Sporting saiba encontrar outros Gyokeres, que Benfica e FC Porto também encontrem os seus para que mais atenção se tenha à Liga Portuguesa. No Sporting, foi a equipa de Flávio Costa que o descobriu, diretor de scouting que agora sobe na estrutura e passa a reportar diretamente a Frederico Varandas: depois de Hugo Viana e de Rúben Amorim será ele o próximo (não jogador) a ser recrutado em Alvalade? O Sporting que se prepare…