SC Braga, um presente de ambição e um futuro de conquista
Bruma é a imagem de um SC Braga alegre e inspirado (Imago)

SC Braga, um presente de ambição e um futuro de conquista

OPINIÃO01.10.202409:00

'Palavra de Gverreiro' é o espaço de opinião quinzenal de Pedro Sousa, adepto do SC Braga

O SC Braga tem sido, nos últimos anos, um dos protagonistas que mais tem agitado as águas do futebol português. Entre prestações de topo no plano nacional e um cada vez maior protagonismo na Europa, o SC Braga tem desenhado uma trajetória de afirmação firme e definitiva entre os grandes.

Esta época não é exceção, e os mais recentes resultados, tanto no campeonato como na Liga Europa, lançam novos dados para se compreender o futuro próximo dos Gverreiros.

No contexto da Liga Portugal, o SC Braga tem dado, desde a entrada de Carlos Carvalhal, sinais de uma equipa com enorme potencial, mas ainda em busca de maior regularidade para se firmar, com solidez, na luta pelos três primeiros lugares.

Depois de um início de época onde não se vislumbraram momentos de grande brilhantismo, a equipa tem alternado entre exibições de grande fulgor e outras mais cinzentas e apagadas.

Apesar de algumas vitórias convincentes, a margem de erro é estreita num campeonato onde Benfica, FC Porto e, sobretudo, Sporting não vão acumular muitos deslizes.

Com um quinto do Campeonato já decorrido, o SC Braga precisa de encontrar o equilíbrio entre uma defesa que necessita de ser mais sólida e um ataque com enorme potencial que, por vezes, parece falhar nos momentos de maior pressão. No entanto, é na Liga Europa que se tem visto o verdadeiro espírito gverreiro desta equipa.

O primeiro jogo da fase de grupos trouxe uma vitória suada, mais importante, frente ao Maccabi Telavive, após o SC Braga ter conquistado já, de forma extraordinária, o acesso à fase regular da Liga Europa.

O triunfo, ainda que não perfeito, demonstrou que o SC Braga sabe jogar nas noites europeias e tem capacidade para lutar com adversários de maior gabarito. Contudo, o desafio europeu não permite complacência, e a exigência física e mental será um teste constante à profundidade e à maturidade do plantel.

Em resumo, o SC Braga tem mostrado, simultaneamente, potencial e fragilidades. O verdadeiro desafio está em conseguir consolidar um processo, mais coeso, mais maduro, aliado a uma cada vez maior segurança defensiva.

A qualidade existe, mas falta à equipa transformar talento em consistência.

As próximas semanas, em particular o jogo do próximo fim de semana, no Dragão, serão cruciais para perceber o estofo do SC Braga para o que falta no resto do Campeonato, dando sinais se o SC Braga estará, este ano, preparado para romper a barreira que o separa dos grandes, ou se teremos, ainda, de esperar por épocas vindouras.