SC Braga: onde o Futebol encontra a Comunidade
Braga, cidade vibrante e de inegável riqueza histórica e cultural, tem no SC Braga o grande embaixador,
Foi com grande alegria e orgulho que aceitei o desafio de ser cronista do Jornal “A Bola”, a mais antiga e reputada publicação desportiva portuguesa. Nomes incontornáveis como Cândido de Oliveira, Vicente de Melo, Ribeiro dos Reis - Fundadores - Vítor Santos, José Manuel Delgado e Vítor Serpa, estes últimos, através dos quais acompanhei algumas das maiores façanhas do nosso desporto, marcaram a história d’A BOLA.
A alegria e o orgulho são, neste caso, redobrados, conquanto serei nestas páginas embaixador do SC Braga, do meu clube e da minha terra.
O Futebol, paixão que me está colada à pele desde que me lembro, é o fenómeno social que mais une, mobiliza e aglutina pessoas. Com isso, vem a responsabilidade de promover valores e comportamentos - respeito, educação, disciplina, tolerância, formação, fair play e inclusão - que transcendem o desporto.
O SC Braga, com mais de 100 anos de história e incontáveis conquistas, é mais do que um clube de Futebol; é um símbolo da nossa identidade e orgulho Bracarense. As vitórias em campo refletem a determinação e o espírito de uma comunidade que, dia após dia, se empenha em construir amanhãs melhores.
Braga, cidade vibrante e de inegável riqueza histórica e cultural, tem no SC Braga o grande embaixador, que contribui significativamente para a sua projeção, destacando-se no panorama nacional e internacional.
No SC Braga, ensina-se o respeito pelo adversário, a disciplina nos treinos e jogos, a solidariedade com os colegas e a perseverança diante dos desafios. Iniciativas como a Fundação SC Braga, eventos, campanhas e projetos sociais têm mobilizado a nossa família, promovendo um espírito de coesão e solidariedade que é exemplo vivo de como o Futebol pode e tem de ser um agente de responsabilidade e transformação social.
A rivalidade saudável é outra dimensão incindível do ethos que o Futebol tem de ser. A rivalidade é fundamental ao jogo, é a paixão que enche estádios, que dá dimensão financeira à indústria, mas a rivalidade tem, sempre, de ser saudável, de ter como fronteira o fair play, a camaradagem, a integridade, garantindo que o amor por qualquer clube não se traduz em radicalismos exacerbados. Em Braga, valorizamos o respeito entre adeptos e celebramos o desporto como um elemento de união.
Como embaixador do SC Braga nas páginas d’A BOLA, reafirmo o meu compromisso com o clube e a cidade, pelo que a dois dias da estreia na Liga Europa, na segunda pré-eliminatória, é impossível terminar sem desejar sorte e sucesso nesta jornada tão importante para Braga e, também, para o Futebol Português.
Força, Braga.