Otamendi, capitão do Benfica, com mais alguns companheiros a seu lado no palanque, segura no troféu da Taça da Liga que os encarnados conquistaram no último sábado ao derrotarem o Sporting na final por 7-6 nos penáltis após 1-1 nos 90 minutos
Otamendi, capitão do Benfica, segura no troféu da Allianz Cup que os encarnados conquistaram ao derrotarem o Sporting na final

O fenómeno Allianz Cup

OPINIÃO06:00

Futebol#NãoPára é o espaço de opinião quinzenal de Vasco Pinho, diretor executivo da Liga Portugal, em A BOLA

A final four da Allianz CUP — parabéns ao SL Benfica pela conquista do troféu e honra aos finalistas Sporting CP, FC Porto e SC Braga — provou que este conceito criado em 2016/2017 é um verdadeiro fenómeno desportivo. São os números que o dizem.

Comecemos pelo impacto económico da realização da prova, que pela quinta vez consecutiva teve como palco a cidade de Leiria. Segundo o IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), esse impacto, direto e indireto, transversal a vários setores, é de 16 milhões de euros, o que reflete um crescimento de um milhão em relação ao ano anterior.

Depois, no que diz respeito às assistências em estádio e audiências televisivas, os dados são arrebatadores. Foi, desde logo, a final four com maior assistência de sempre, com os três jogos lotados e um total de 60.660 espectadores — e já agora, porque somos a Liga do Talento, referir que estiveram presentes olheiros um pouco de todo o mundo, de clubes como Man. United, Man. City, Barcelona, Bayern Munique e Arsenal, entre outros. Por outro lado, os dois jogos transmitidos pela SIC em canal aberto saltaram diretamente para o topo dos programas mais vistos na televisão portuguesa na primeira quinzena de 2025. Com a primeira meia-final entre Sporting CP e FC Porto, a SIC obteve 37 por cento de share e 1,9 milhões de espectadores, ao passo que na grande final entre SL Benfica e Sporting registou um share de 48 por cento e mais de 2,5 milhões de espectadores.

Há, ainda, mais dois ângulos muito importantes para a Liga Portugal. O conceito de entretenimento associado à Allianz CUP e a Responsabilidade Social. No primeiro ponto, nota para o sucesso das duas novas apostas: o Allianz CUP Day, evento de kick-off no Arena Liga Portugal, no Porto, que teve casa cheia para os torneios de Legends, Partners e eSports, com mais de cinco mil pessoas a darem cor à festa que durou todo o dia e a poderem visitar os cinco espaços do LP Experience, ex-libris da nova casa do Futebol Profissional; por outro lado, e para lá da habitual fan zone no coração da cidade de Leiria, foram criados meeting points para cada equipa, nos dias de jogo, pelos quais passaram 25 mil adeptos.

Quanto à Responsabilidade Social, através das inúmeras ações da Fundação do Futebol, muitas delas em parceria com a Allianz, a final four voltou a ser um ecoevento e a combater o desperdício alimentar (parceria com a Refood), realizou vários desejos de adeptos especiais, promoveu vídeos de sensibilização para a inclusão, passou os hinos dos clubes em língua gestual nos ecrãs do estádio, teve audiodescrição para adeptos com deficiência visual (no jogo da final, também através do site da SIC Notícias), ofereceu rádios SIRESP aos bombeiros do distrito de Leiria, através dos golos marcados, e, num dos momentos mais impactantes, no jogo Sporting CP-FC Porto promoveu a entrada em campo de crianças com PEA (Perturbação do Espetro do Autismo).

É por tudo isto que a final four da Allianz CUP tem cimentado o seu estatuto junto de adeptos, clubes, agentes desportivos e parceiros do Futebol Profissional.