A BOLA DE BERLIM Nota negativa para o Euro
Ainda antes da final do Euro a UEFA enviou um formulário aos jornalistas para ter feedback sobre as condições para a comunicação social. Por aquilo que fui escrevendo neste espaço talvez já antecipassem a minha avaliação, mas justifico aqui a nota negativa: o torneio não se valoriza pela sua mera existência. É preciso promovê-lo, através da comunicação social, que precisa sentir que o investimento vale a pena. A opinião generalizada, até mesmo entre meios com direitos de transmissão, é que o retorno é escasso. Digo no terreno, e não necessariamente na perspetiva comercial. Mais do que as questões logísticas – conseguir estacionamento foi mais difícil do que percorrer as autoestradas alemãs -, é preciso repensar as «oportunidades para os media», como a UEFA chama a um pobre calendário que disponibiliza. Os jogadores já nem passam pelas zonas mistas, a maior parte das seleções limita-se a fazer conferências diárias com um jogador, e os eventos com embaixadores e figuras do futebol são praticamente nulos. Por este caminho a cobertura dos Europeus passa a ser feita à distância.