Jogar 120 minutos, o desafio nutricional
O Portugal-Eslovénia teve 120 minutos mais o desempate por penáltis
Foto: IMAGO

Jogar 120 minutos, o desafio nutricional

OPINIÃO14.07.202410:31

Sabe de que é aquele sumo que os atletas bebem quando têm cãibras?

Com o passar do tempo de jogo existe uma acumulação de cansaço nos atletas, criando-se um ambiente mais propício a que ocorram erros, sejam eles técnicos ou táticos. Torna-se cada vez mais difícil cumprir com a estratégia delineada, pois começam a faltar as energias. Por isso, olhando para algumas estatísticas, verifica-se que há uma tendência para ocorrerem mais golos nos últimos minutos de jogo. Por exemplo, na primeira liga portuguesa, na última época 24,7% dos golos foram marcados nos últimos 15 minutos de jogo. O segundo bloco de 15 minutos favorito para os goleadores foi precisamente nos últimos 15 minutos da primeira parte com uma percentagem de 17,6%.

Ora, no que há nutrição diz respeito, é necessário delinear estratégias para atenuar ao máximo este cansaço físico. O principal combustível utilizado por um futebolista são os hidratos de carbono (por ex: arroz, massa, pão etc...) e, por isso é muito importante que isto não falhe. Perto do dia de jogo (1 a 3 dias antes) é necessário fazer um aporte extra deste macronutriente, cerca de 6 a 8g/kg de peso corporal. Em termos práticos, pasme-se, um atleta de 75kg poderá ter de ingerir uma quantidade de hidratos de carbono equivalente a 21 pães (dividido pelos diferentes equivalentes disponíveis) nos dias prévios ao jogo.

É importante não descurar também uma hidratação adequada, bem como uma correta suplementação. Quando um jogo vai a prolongamento, significa que, após um período de 90 minutos de futebol de alta intensidade, os atletas ainda precisam de dar tudo durante mais 30 minutos. Isto não é fácil, sendo necessário ainda adicionar mais combustível ao tanque. Neste período suplementos alimentares como os géis e as bebidas isotónicas ganham ainda mais importância para garantir que haja a mínima quebra física possível.

Como já poderá ter reparado, quando um jogador acusa cãibras, as câmaras da TV por vezes focam nos atletas a beber um pequeno sumo milagroso. Isso nada mais é que sumo de... Pickles. Sim, leu bem. Usando este simples suplemento, a cãibra é aliviada até 45% mais rapidamente.

Os jogos cada vez mais se definem nos detalhes e a nutrição é um bem importante!