João Pereira: não é só experiência que falta
(MIGUEL NUNES)

João Pereira: não é só experiência que falta

OPINIÃO03.12.202407:30

O Sporting era uma equipa dominadora, que não deixava os rivais sequer acreditar. O bicampeonato parecia muito perto desde... setembro(?). De repente, sai Ruben Amorim e tudo muda

Bem sei que no futebol tudo é efémero e depende da bola entrar, mas se há umas semanas alguém vaticinasse que a equipa do Sporting ia ouvir assobios dos adeptos em Alvalade no fim de novembro, ninguém acreditaria. Apesar do percalço com estrondo na Supertaça, os leões entraram na época cientes de que são melhores e mesmo assim foram evoluindo sempre até àquela épica vitória sobre o Man. City. A perceção generalizada é de que o bicampeonato estava a chegar.

Questionado precisamente sobre esses assobios e as dúvidas dos adeptos sobre o seu desempenho, João Pereira respondeu que as duas derrotas seguidas - frente a Arsenal e Santa Clara - «em nada abalam» a equipa e garantiu ter «plena confiança» de que vai dar a volta. Também é curioso notar que há umas semanas as respostas do treinador do Sporting não eram assim tão vazias, mas Ruben Amorim foi embora entretanto e é por isso que tanta coisa mudou em tão pouco tempo.

Os sportinguistas não estão contentes agora e é verdade que a resposta em campo poderá ir atenuando essas dúvidas que se vão instalando, mas se há lição que o agora treinador do Man. United deixou por cá é que as palavras também contam. João Pereira não deve ter receio de assumir que sim, está a ouvir assobios porque tem de provar o que vale, já que está a treinar pela primeira vez na Liga, e logo no Sporting - e logo no pós-Amorim! Qual é o mal de dizer a verdade? Os adeptos sobretudo não gostam de perder, mas também se habituaram a ser tratados como gente grande.

Além disso, a falta de experiência até deixou de ser mal vista no currículo.... Ora reparem: ainda que com passados (e presentes) bem diferentes, o primeiro cargo de Bruno Lage na Liga foi o Benfica, o primeiro de Vítor Bruno como treinador principal é o FC Porto e o primeiro de João Pereira é o Sporting. Em tempos, o Benfica - e depois o FC Porto - também arriscaram com José Mourinho, o FC Porto com Vítor Pereira e o Sporting arriscou – e muito – com Ruben Amorim. Mas alguém acha que isto vai correr sempre bem? Nesta altura, e embora as pontuações no campeonato nem o reflitam, nem portistas nem sportinguistas estão muito convencidos disso. Talvez um ou dois casos sejam suficientes para se voltar a exigir que um treinador tenha mais experiência antes de chegar aqui. Ou talvez esta conversa não faça sentido se a bola entrar. Gyokeres, por exemplo, falhou um lance de cabeça impressionante. É certo que este não é um ponto forte do sueco, mas alguém duvida que a estrelinha de Amorim a tinha empurrado lá para dentro?