Duarte Gomes analisa a arbitragem do Famalicão-Benfica
O especialista em arbitragem de A BOLA considera que Fábio Veríssimo fez um «trabalho de grande qualidade»; conheça os pormenores
Fábio Veríssimo dirigiu o FC Famalicão-SL Benfica. O leiriense recebeu a colaboração do VAR Hélder Malheiro.
Veríssimo, que fez uma excelente época em 23/24, entrou bem nesta edição da Liga portuguesa, realizando um trabalho de grande qualidade. Que seja o prenúncio de mais uma temporada bem sucedida.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
12' No momento do passe de Aranda, Sorriso estava em posição legal (Beste estava a colocar o avançado brasileiro em jogo). Esteve bem o árbitro assistente na análise do lance que resultou no golo inaugural.
16' Fábio Veríssimo acertou na primeira ação disciplinar do jogo: João Mário levantou a perna a meia altura, derrubando Mihaj sem bola presente e de forma negligente. Amarelo bem exibido.
26' Erro de análise do árbitro de Leiria: Leandro Barreiro entrou com muita dureza, a roçar a advertência, sobre Gustavo Sá. Como atenuante o facto do contacto ter sido apenas de raspão. Ficou por assinalar falta atacante, em lance que o SL Benfica continuou com posse de bola.
36' Tomás Araújo cortou jogada de perigo perto da sua baliza. Na sequência Trubin agarrou a bola e bem, porque em boa verdade não houve atraso deliberado. Pouco depois o treinador da equipa visitada protestou de forma excessiva, perto do 4A. Este tipo de condutas são evitáveis não só pela imagem que projetam, mas porque podem inflamar os ânimos nas bancadas. Em início de época, é bom recordar isso a todos os elementos de todos os bancos técnicos.
45+2' Prestiani e Mihaj dividiram o lance no solo, após entrada impetuosa de ambos. O argentino chegou atrasado e acabou por atingir o adversário com o pé direito. O árbitro entendeu que a infração foi negligente e mostrou-lhe o amarelo. Aceita-se a interpretação.
48+4' Morato afastou Gustavo Sá (mão na cara), cometendo infração que não foi assinalada em campo. Na sequência, o técnico do Famalicão foi advertido por protestos.
57' Kokçu foi advertido com justiça após derrubar Mihaj, quando o defesa albanês iniciava saida muito prometedora. A distância à baliza adversária e sobretudo o facto de estarem vários defesas encarnados perto (Morato, por exemplo) anularam a possibilidade de se tratar de uma clara oportunidade de golo.
64' Pavlidis caiu na área famalicense na sequência de toque (no pé direito) de Zaydou. O avançado grego estava já em desequilibrio devido ao facto de não estar alinhado com a bola quando o passe foi efetuado na sua direção. O contacto existiu mas foi ligeiro e insuficiente para ser sancionado como faltoso. Nova boa decisão da equipa de arbitragem.
65' Marcos Leonardo rematou com perigo, mas estando em posição de fora de jogo. Pouco depois também Pavlidis foi apanhado em idêntica situação. Decisão correta do árbitro assistente nos dois momentos.
66' Luiz Júnior demorou demasiado tempo a executar um pontapé de baliza. Foi corretamente advertido por recorrer a esse expediente.
72' Zaydou rasteirou Di María quando o avançado argentino conduzia ataque prometedor perto da área daquele. Fábio Veríssimo assinalou a infração técnica e advertiu o jogador do Famalicão. Fez bem.
80' O internacional da AF Leiria terá tido preciosa colaboração do seu árbitro assistente para assinalar o agarrão antidesportivo com que Álvaro Carreras brindou Gil Dias. Seria impossível detetar aquela infração de outro modo. Cartão amarelo bem exibido. Excelente trabalho de equipa.
90' Golo legal do Famalicão, marcado por Zaydou, após assistência de Mario González. O avançado espanhol esteve sempre em posição legal.
92' Samuel Lobato foi advertido após rasteirar Di María de forma negligente e quando o adversário protagonizava saida rápida. Boa decisão.