'Chef' Varandas a cozinhar treinadores
Frederico Varandas disse que o Sporting vai proteger João Pereira (Miguel Nunes)

'Chef' Varandas a cozinhar treinadores

OPINIÃO09.12.202407:41

'Para lá da linha' é uma opinião semanal

Quando me aventuro a fazer uma receita pela primeira vez, sai bem. Seja a tarte de frango com massa folhada do Jamie Oliver ou um guisado de feijão de um chef de Instagram.

Sai bem porque me dedico a fundo, compro os ingredientes direitinho, leio a receita várias vezes, revejo o vídeo para ver como é suposto ficar. Fica bom e penso logo ‘tenho de fazer de novo e se calhar para convidados’. À segunda, tente logo na semana seguinte ou daí a um mês, sai mal. Ou é excesso de confiança ou estava mesmo tão bom que uma repetição já não consegue superar.

É a sensação que fica quando Frederico Varandas escolhe João Pereira para substituir Ruben Amorim. Apresenta-o no mesmo local que o antecessor – a 11 de novembro, ainda nem um mês passou - e é precisamente a palavra «confiança» que é atirada de um lado para o outro por ambos.

Alguns excertos:

João Pereira: «Quero agradecer a confiança depositada em mim por parte do presidente e do [Hugo] Viana.»

Frederico Varandas: «Disse que o João tinha caráter, competência, entendimento do jogo, mas o João tem coragem e muita confiança. Foi crescendo como treinador, constituindo e aperfeiçoando a equipa técnica e conquistou a estrutura do futebol pela sua competência e liderança.»

Seria mesmo possível replicar o ‘e se corre bem?’ com outra pessoa? Pelo que foi dito, João Pereira estava a ser formado desde agosto, não foi tirado às pressas da equipa B quando apareceu o Manchester United para levar Amorim. Por isso, esperava-se que estivesse mesmo mais preparado. Pode-se dizer que não fez os módulos todos, porque em condições normais o treinador só sairia no final da época, mas passados quatro jogos, para onde foi essa preparação?  Se é tempo que precisa, deve tê-lo, dado tudo o que foi afirmado.

Varandas também disse que João Pereira «vai encontrar um Sporting que o vai proteger e permitir que cresça enquanto treinador.» Bem sei que muita gente já lhe pede a cabeça, é fácil fazê-lo com alguém que entrou com tão pesada herança, mas o perfil do presidente pede que não o faça. Já eu, aquela receita que saiu mal, talvez a volte a fazer.