Calma, 'admin' do FC Porto!

Calma, 'admin' do FC Porto!

OPINIÃO16.09.202407:30

'Para lá da linha´ é uma opinião semanal

Desde as eleições que o FC Porto está diferente. Toda a gente já reparou. A comunicação mudou, tudo está mais aberto, luminoso. Para lá do trabalho da Direção, tomemos como exemplo as redes sociais, onde a presença dos dragões é cada vez mais constante, desde conteúdos com a chegada de reforços no final do mercado, ao dia a dia com imagens dos treinos. Numa altura em que os grandes clubes fecharam tudo – exceto quando é obrigatório para as competições europeias – os adeptos dependem muitas vezes do que eles escolhem dar. E o FC Porto tem escolhido dar muito, sem descanso para o ‘admin’ – o administrador da conta, como se costuma chamar a quem gere as redes sociais de um produto.

São vídeos pré e pós treino, fotos (muitas vezes pedidas pelos próprios adeptos), pequenas entrevistas, testes, interação. A redescoberta deste novo brinquedo deslumbra, e bem, o FC Porto, e não só no futebol.

Mais tímido na presença digital, o Sporting não se limita a fazer posts agendados a dar os parabéns aos jogadores. Faz vídeos com os inícios dos treinos, desafios a jogadores, dinâmica quando são chamados às seleções. Vídeos de bastidores a cada jogo. Já tinha agitado as águas com o programa ADN de Leão e continua num caminho que entusiasma, reflexo do bom desempenho da equipa de futebol.

O Benfica parece andar para trás. Ouvem-se grilos nas redes sociais dos encarnados – quem não se lembra quando a goleada sofrida frente ao FC Porto ficou sem resultado final? Há, sim, posts agendados nos aniversários. E nas chamadas às seleções, muitas vezes antes de saírem oficialmente as convocatórias. De resto um grande deserto, com um oásis recente com o primeiro treino de Bruno Lage. Salvam-se os dias de jogo - em que é dado também destaque à equipa feminina -, mas é manifestamente pouco para um clube desta dimensão, que consegue fazer vídeos de apresentação de jogadores durante a noite no estádio da Luz. Um investimento maior numa equipa de redes sociais, onde a maior parte dos adeptos procura hoje em dia informação, ajudaria a manter com eles uma relação que se deseja – e precisa – saudável.