Benfica a despropósito
QUARTA REGISTADA. Mas por que carga de água se lembraram os encarnados de responder oficialmente a rumores das redes e programas cheios de 'homens do futebol' que falam de tudo menos de futebol?
1
Bastou um jogo para se começar a ouvir colocar em causa todas as boas indicações cantadas aos quatro ventos após os jogos particulares da estival época para se colocar em causa o plantel, os princípios de jogo, as escolhas, enfim e sobretudo, o treinador. Bastou um jogo para se começar a falar na saída de Roger Schmidt. É a dimensão do Benfica a amplificar a derrota, são os sinais ainda da época passada que os jogos de pré-temporada disfarçaram. Por isso, colocar tudo assim em causa após 1.ª jornada do campeonato mal conseguida acaba por ter essa explicação de tudo no clube da Luz ser em grande, muitas vezes exagerado, na derrota e até na vitória… Assim se percebe, também e sobretudo pela herança de 2023/2024, que ao primeiro tropeção surjam imensas vozes no universo encarnado a colocar em causa o lugar do alemão. Não se compreende é que, tendo por base rumores que a despropósito até colocaram Sérgio Conceição numa suposta rota encarnada, o Benfica emita um comunicado a dizer que a administração não está «no mercado à procura de treinador».
«É totalmente falso que o Sport Lisboa e Benfica, finda a 1.ª jornada do Campeonato, esteja no mercado à procura de treinador, assim como falsos são os nomes que têm surgido na opinião pública ou publicada. Falso, pura especulação e aproveitamento gratuito.»
Mas por que carga de água se lembraram os encarnados de responder oficialmente a rumores de redes sociais e programas cheios de homens do futebol que falam de tudo menos de futebol (às vezes até em conversas que mais parecem de quem está a delirar)?
Esta podia ser apenas mais uma nota de um Benfica a despropósito, mas de tão descabida acaba por saltar para a frente num sobressalto que até sugere ao pensamento que podem mesmo os encarnados estar ansiosos por se ver livres do treinador mais cedo do que tarde… (não raras as vezes, e quem anda pelo meio sabe bem disso porque é das piadas mais gastas, o comunicado que afirma a confiança no treinador ou que o lugar do técnico não está em risco é o que antecede a saída).
2
Em Alvalade a pressão da 1.ª jornada, ampliada pela derrota dramática e traumática na Supertaça, durou seis minutos, o tempo que demorou Pedro Gonçalves a marcar ao Rio Ave. Fora de campo, os leões são atores na novela deste verão, que tem o avançado grego Fotis Ioannidis como protagonista. Já se percebeu que Amorim só o quer a ele e é por ele que Hugo Viana e Frederico Varandas vão lutar «até ser impossível», como disse o treinador. O risco é não o conseguir e tão dramática tem sido a novela que fracasso deixará marcas. Mas problema maior será algum tubarão arrancar mal nos primeiros jogos e no impulso dos últimos dias do mercado resolver atacar em Alvalade... A saída de Gyokeres não está no roteiro da história mas não ter alternativa nesta altura de agosto é o risco maior — Rúben Amorim que perceba que a administração o corre porque lhe quer satisfazer o desejo...
SELO DE GOLO
Iuri Leitão e Rui Oliveira — Naturalmente. Ouro olímpico para o ciclismo de pista, Iúri Leitão (que já tinha conquistado prata) e Rui Oliveira a voarem sobre rodas. O selo de golo já tinha ido para Patrícia Sampaio e claro que a prata de Pedro Pablo Pichardo também o merece.