SEM MUROS As perguntas mais irritantes do Europeu
De um desabafo do humorista Bruno Nogueira a um interrogatório de um adepto de Portugal a um jornalista de A BOLA
Numa entrevista que li, não sem precisar onde nem quando, guardei na memória um sincero desabafo de Bruno Nogueira, humorista português que dispensa apresentações: «Uma das coisas que mais me irrita quando conheço alguém é quando pouco depois me pede para eu, do nada, fazer uma piada para ele se rir.» Confesso que o compreendo. Será, por certo, algo que entrará diretamente na categoria de perguntas irritantes de um profissional da área. Mas existem mais. Muitas mais. Passo a transcrever uma pequena conversa que tive por aqui em Marienfeld, com um adepto, com quem me cruzei durante estes primeiros dias de trabalho com Portugal neste Europeu. Parecia aquela conversa animada (e normal...) mas depressa se tornou numa de muitas outras que fui tendo ao longo da minha vida, assim que me identifico a alguém pela primeira vez como jornalista desportivo.
- Olá, é jornalista de A BOLA?
- Sou sim, respondo.
- Ahh… boa. E em off… afinal quem são os reforços que vêm para o Benfica?
- Não sei amigo. Estou a acompanhar Portugal, volto a responder.
- E faz muito bem. Força Portugal! E já agora… Acha que aquilo no FC Porto vai correr bem na próxima época?
- Também não sei… vejo sim que está aqui muita gente pelo Ronaldo, insisto.
- É verdade. Ele é o maior! Mas e o Amorim e o Gyokeres, sempre ficam?
- Depende… agora estou focado é no treino da Seleção e em tentar sentir as emoções dos milhares de portugueses que estão aqui em Marienfeld.
- Claro. Vai ser sempre assim, acredite. Já vai embora, não fica para a festa?
- Mais daqui a pouco sim, hoje ainda tenho um longo dia pela frente. Há muito para escrever sobre este dia.
- E vai escrever sobre o quê? Não me diga que é sobre Roger Schmidt e o novo plantel do Benfica? Acha que o Rui Costa fez bem em segurar o treinador?
- Logo se verá… Hoje vai mesmo ser sobre a Seleção. Mas, já agora, desculpe a curiosidade, mas já pensou alguma vez em ser jornalista?
- Quem? Eu? Nem pensar numa coisa dessas! Não tenho essa habilidade que vocês têm para perguntar tudo e alguma coisa e lançar tudo cá para fora…