A proteção dos Jogos Olímpicos
Combater a contrafação é um dos objetivos do COI e do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris (IMAGO)

A proteção dos Jogos Olímpicos

OPINIÃO07.08.202409:30

Entre os itens falsificados mais comumente identificados estão vestuário e produtos com as mascotes oficiais dos Jogos - Dire(i)to ao Golo é o espaço de opinião semanal de Marta Vieira da Cruz

O Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador de Paris 2024, com o apoio das autoridades, encetaram esforços no sentido de prevenir e sancionar todas as violações de propriedade intelectual, incluindo produtos falsificados da marca olímpica. Esses esforços são vitais para proteger os consumidores e garantir que as receitas geradas pelas vendas oficiais de produtos possam continuar a apoiar o desenvolvimento do desporto e dos atletas em todo o mundo, bem como a preservação da integridade da marca olímpica.

Entre os itens falsificados mais comumente identificados estão vestuário e produtos com as mascotes oficiais dos Jogos. Esses e outros produtos falsificados não só prejudicam a venda de produtos oficiais e os direitos dos parceiros comerciais, mas também podem representar riscos à segurança dos consumidores devido a materiais e processos de fabrico abaixo do padrão.

Colaborando estreitamente com agências internacionais de aplicação da lei e associações anti falsificação, na preparação dos Jogos, o Comité Olímpico Internacional informa que formou mais de 20.000 agentes da lei para este propósito.

O plano visa também impedir a revenda ilegal de ingressos e pacotes de hospitalidade, garantindo que os fãs desfrutem de uma experiência olímpica segura e genuína.

A luta contra a contrafação e a venda ilegal de produtos e ingressos no âmbito de qualquer evento desportivo internacional é fonte de grande preocupação, mas também de grande investimento por parte das entidades organizadoras, visando a proteção quer dos consumidores quer dos parceiros comerciais. É importante não esquecer que grande parte das receitas originadas são reinvestidas no desporto sendo esse o desiderato final.