A correr bem nunca será para João Pereira

OPINIÃO05.12.202410:00

Jovem treinador do Sporting saiu pior da conferência de Imprensa de quarta-feira do que estava quando nesta entrou. Há sinais de alerta a chegar de Alvalade e só as vitórias os podem maquilhar

Frederico Varandas substituiu um dos melhores treinadores do mundo pelo dos juniores. A frase não é minha, é de um amigo, porém é quase tão factual quanto apropriada à sensibilidade do momento. Na verdade, João Pereira não treinava os juniores e sim a equipa B, porém parece apenas uma questão de pormenor, já que esta é, tal como eram os juniores no passado, o último patamar antes da equipa principal.

Por muito que a mudança estivesse já a ser ponderada para daí a uns meses, de acordo com as declarações do presidente do Sporting e, anteriormente, com as de Ruben Amorim, as palavras de João Pereira na antevisão ao encontro de Moreira de Cónegos com o Moreirense deixaram certamente angustiados os adeptos e não terão passado despercebidas até mesmo aos jogadores.

Do esqueçam lá o Ruben Amorim, porque já não volta e quem têm sou eu, que não disse ipsis verbis, mas que interpretamos da sua frase, à resposta carregada de interrogações «vou imitar uma coisa que não sei replicar?» passaram minutos. Entre a ameaça do murro na mesa e o aparente hara-kiri foi um piscar de olhos.

O lado oculto da lua (para Benfica e FC Porto)

29 novembro 2024, 10:00

O lado oculto da lua (para Benfica e FC Porto)

O que dizer da espiral positiva nos encarnados e da negativa para os dragões, depois de duas exibições longe da perfeição, porém com resultados bem diferentes?

João Pereira chegou a Alvalade sem perceber o que o antecessor andava a fazer, mesmo que tenha tido o laboratório dos B para ensaiá-lo, porém, ao mesmo tempo, com medo de estragar, manteve o esquema e jogou apenas a carta Marcus Edwards para disfarçar o plágio. E a sua jogada de assinatura é precisamente por onde os críticos andam a pegar.

Como sempre, não é quando as coisas correm bem que se precisa realmente de um técnico (embora se precise sempre), mas sim quando estas saem mal. Num intervalo como o de Braga, por exemplo. Só que se extrapolarmos do discurso de João Pereira, teremos sempre de perguntar a nós próprios: como pode corrigir algo que não entende?

As unhas de um João Pereira sem escapatória

28 novembro 2024, 10:00

As unhas de um João Pereira sem escapatória

Jovem treinador não tinha nada a ganhar ao assumir tão cedo e, com a herança deixada por Ruben Amorim, o banco do Sporting. Tanto que ao primeiro desaire já está criada a dúvida...

O jovem está entre a espada e a parede. Já não tinha como sair vitorioso da sua missão, porque ganhar seria sempre atribuído ao antecessor e perder apenas a si próprio, e agora será igualmente preso por mexer, acabando com o modelo ganhador, se quiser impor o seu, e ainda se não o fizer, se ficar congelado sem agir a ver a equipa a perder coesão.

Nada mudou para Ruben Amorim

24 novembro 2024, 10:00

Nada mudou para Ruben Amorim

Técnico português chegou a Inglaterra e, com naturalidade, terá, para já, convencido toda a gente. Hoje, arranca o que, sobretudo em Manchester, se acredita ser a epopeia da pessoa certa no momento certo.

João Pereira perdeu dois jogos e não a época, todavia, há sinais de alerta. Um deles foi ter saído da sala de Imprensa de Alvalade ainda pior do que quando entrou. Só espero que se correr mal não se esqueça que ele é o único que tem atenuantes na decisão tomada.