Benfica Saída de Domingos Soares Oliveira vai concretizar-se em breve
Vai concretizar-se, brevemente, a saída de Domingos Soares Oliveira, co-CEO da Benfica SAD, da estrutura da Sociedade responsável pelo futebol dos encarnados.
É assim dado cumprimento àquilo que foi há vários meses pactado entre o presidente Rui Costa e Domingos Soares Oliveira. Na Luz desde 2006, onde entrou pela mão de Luís Filipe Vieira, depois de ter ficado em primeiro lugar no concurso que a SAD encarnada então lançou para a posição de CFO, Domingos Soares Oliveira fica ligado à recuperação financeira do Benfica, que bateu no fundo com Vale e Azevedo, começou tímida caminhada na senda da recuperação com Manuel Vilarinho, e deu a volta por cima, financeiramente, durante os mandatos de Luís Filipe Vieira.
Com a saída do ex-presidente, nas condições dramáticas em que sucedeu, Rui Costa pediu a Domingos Soares Oliveira que o ajudasse em período tão crítico, algo a que o ainda co-CEO acedeu, não só garantindo a gestão de processos complexos, nomeadamente os empréstimos obrigacionistas, como ainda abrindo os dossiers mais sensíveis à nova equipa gestora que passou a acompahar Rui Costa desde Outubro de 2021.
Marcado por várias polémicas ao longo dos anos – sem que tenha sido beliscado pela justiça – e alvo de críticas de quem achava, internamente, que possuia poder a mais dentro do clube, Domingos Soares Oliveira e Rui Costa assumiram que era preferível, para a estabilidade das águias, deixar acabar a época desportiva para, a seguir, finalizarem os termos do acordo de saída do co-CEO, que ao longo de mais de década e meia na Luz deixou marca profunda e uma liderança sempre assertiva e pragmática.
Está, assim, prestes a fechar-se um capítulo, que teve a ver com a recuperação financeira do Benfica, mas também com a profissionalização da estrutura, em relação ao qual haverá um antes e um depois.
A próxima etapa profissional de Domingos Soares Oliveira deve passar pelo Brasil, de onde já recebeu vários convites.