«Com apoio certo, Gyokeres fará a diferença»

Sporting «Com apoio certo, Gyokeres fará a diferença»

NACIONAL08.06.202309:23

O Sporting vai à luta por Viktor Gyokeres. Apesar da concorrência e dos valores pretendidos pelo Coventry - os leões estão dispostos a fazer investimento avultado que pode superar os €15 milhões de euros - o avançado sueco, de 25 anos, continua no topo da lista de reforços desejados por Rúben Amorim para o ataque.


As duas temporadas de nível elevado do nórdico no Championship - 40 golos e 17 assistências - colocaram-no na rota de uma nova oportunidade em brilhar numa equipa com outras ambições. A primeira, recorde-se, ocorreu com a impactante mudança do modesto Brommapojkarna, uma pequena equipa de Estocolmo, para a Premier League, na ocasião o Brighton em 2017 /2018. Uma mudança radical, a qual acabou por ser sentida por Gyokeres. Nunca se afirmou, mas registou empréstimos bem sucedidos ao St. Pauli (Alemanha), Swansea e Coventry. Sempre com golos.


Quase seis épocas depois, abre-se agora nova porta. E o Sporting surge, nesta fase, como provável destino. Anders Andersson, internacional sueco que representou clubes como o Benfica e Belenenses, acompanhou de perto a sua evolução e, em conversa com A BOLA, não tem dúvidas: Viktor Gyokeres seria um enorme acrescento de qualidade para os leões.


«É um avançado que é forte, explosivo e trabalha muito para a equipa. E nos últimos anos ganhou apetência para os golos. Tem sido um verdadeiro goleador. Acredito plenamente que, com o apoio certo, fará a diferença no Sporting», começou por dizer Anders Andersson, 49 anos, lembrando o seu percurso, fora do comum.
«Ele jogou numa equipa pequena de Estocolmo e acabou por sair muito cedo para Inglaterra. Não jogou muito aqui e ainda poucos conhecem o seu potencial. Mas a verdade é que evoluiu imenso nos últimos anos. Seleção? Neste momento acredito que ainda não tem um lugar reservado no 11, mas está a crescer de jogo para jogo e esse momento haverá de chegar», garantiu o compatriota.


«Precisa de espaço...»
Será, então, Gyokeres o avançado ideal para a estrutura idealizada por Rúben Amorim? Andersson tem total confiança nas suas capacidades, mas deixa algumas reservas. Sobretudo pelas suas características na linha ofensiva: «Convém lembrar que uma equipa como o Sporting joga contra adversários muito defensivos, que se fecham, e Gyokeres, na minha opinião, é muito melhor e mais produtivo com espaço. Ele entra bem nas costas dos defesas, com bom timing, é veloz e tem explosão. Mas o Sporting é sempre uma equipa de posse. Vamos ver...»