Dois títulos mundiais na mira de Van Der Poel

Ciclismo Dois títulos mundiais na mira de Van Der Poel

CICLISMO07.06.202313:00

Mathieu Van der Poel com 28 anos e que representa a Alpecin-Deceuninck com contrato válido até 31 de dezembro de 2025, deu a conhecer os seus objetivos e ambições para a presente temporada. Depois de disputar a Volta à França, onde quer vencer etapas, o chefe de fila da equipa belga que competiu pela ultima vez a 9 de abril no Paris - Roubaix, prova na qual foi o vencedor, depois ter sido o vencedor da clássica Milão - San Remo.

Antes da Volta à França irá competir no dia 10 na clássica Duracel Dwars door het Hageland e de 14 a 18 o Tour Baloise Bélgica, tendo descartado o Dauphiné Libéré e Volta à Suíça, mas admite correr os nacionais de contrarrelógio em Nunspeet  «Estivemos dez corredores a preparar o Tour em La Plagne, trabalhámos muito e foi divertido. Tinha saudades de casa, depois do estágio em Espanha e este ultimo em altitude, foram muitos dias longe da família. Com a Volta à França e os mundiais também estarei ausente cerca de seis semanas, além disso gosto mais de correr a Dwars door het Hageland e o Baloise Belgium Tour do que a Volta à Suíça. São dois contrarrelógios e muita montanha. Prefiro escolher e correr para vencer na Bélgica, do que ficar num grupeto nas etapas de montanha na Suíça. Nos treinos de altitude, também noto que melhorei bastante e isso deixa-me satisfeito. Se continuar no mesmo pé, as minhas costas continuarão boas como até agora, tudo está a decorrer de acordo com o nosso plano.

O problema das dores nas costas parecem ultrapassados; «É algo que tenho que ficar atento, o problema prece ter ficado em segundo plano. Duas vezes por semana faço ginástica na academia e isso ajuda-me a manter o problema sob controlo». Questionado  sobre os próximos objetivos avançou; «Estou com fome de correr, o que não acontece desde o Paris - Roubaix, daqui para a frente vou investir mais nos treinos e menos em corridas».

Mathieu Van Der Poel vai disputar com uma semana de diferença, o  mundial de estrada e de mountain bike; «No ciclismo moderno é difícil fazer uma corrida sem preparação porque o nível é muito elevado em todas as corridas. O objetivo é lutar para conseguir os dois títulos mundiais, no dia 6 a prova de estrada e 12 de mountain bike, aqui vou correr sem uma preparação especifica, depois dos mundiais de estrada vou procurar adaptar-me à bicicleta de BTT e vou correr sem pressão. Se ficar entre os dois primeiros estarei qualificado para os Jogos Olímpicos, mas um 5.º lugar ou um top 15 também poderá ser suficiente».

Mathieu Van Der Poel começou a temporada no ciclocrosse, onde registou sete vitórias que incluem o titulo da campeão do mundo conquistado em Hoogerheide, cinco provas da Taça do Mundo e uma no Trofeu Herentals, cinco segundos e um terceiro lugar em 15 dias de competição, nas provas de estradas regista 13 dias de corrida, com vitórias na Milão - San Remo e Paris - Roubaix e segundos lugares na E3 Saxo Classic e Tour de Flandres, em provas por etapas apenas competiu no Tirreno - Adriático (49.º).