Aprovada a lei 'Vinícius jr.' no Rio de Janeiro

Brasil Aprovada a lei 'Vinícius jr.' no Rio de Janeiro

INTERNACIONAL07.06.202311:32

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio do Janeiro aprovou, esta terça-feira, o projeto ‘Política Regional Vinícius Júnior’ de combate ao racismo em instalações desportivas, que permite que qualquer adepto denuncie comportamentos racistas às autoridades presentes no estádio e que as denúncias sejam imediatamente comunicadas à organização do evento e aos árbitros.

Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, é natural do Rio de Janeiro e sofreu atos racistas ao longo da última época, situação que teve o seu pico no jogo ocorrido em Valência, no estádio Mestalla, a 21 de maio, em que o jogador apontou um adepto que insultava e até foi expulso, castigo depois revertido.

A medida prevê que os encontros podem ser interrompidos por tempo indeterminado, caso seja registado denúncias ou manifestações racistas.

«A interrupção durará enquanto o organizador do evento ou o delegado da partida julgar necessário e até que cessem as atitudes assumidamente racistas», explicou o parlamento, em comunicado.

«Somos a primeira legislatura do país a aprovar um projeto de lei de combate ao racismo nos estádios e isso nos deixa orgulhosos. Temos de acabar com esse cancro de uma vez por todas», afirmou o deputado Josemar Pinheiro de Carvalho, autor do projeto.

Tags: