Volta à Bélgica feminina suspensa

Ciclismo Volta à Bélgica feminina suspensa

CICLISMO06.06.202321:22

A organização da Volta à Bélgica Feminina (Lotto Belgium Tour) cancelou a corrida de cinco dias que deveria ter início na quarta-feira dia 14; «O quadro financeiro continuou a aumentar e não dispomos de verbas suficientes. Surgiram algumas situações imprevistas, que tiveram consequências em termos de orçamento e segurança», afirmou Tom Thienpont, elemento da organização.

O Lotto Belgium Tour e o Tour Baloise Belgium Tour para homens, corriam-se em simultâneo entre 14 e 18. «Na passada sexta-feira  um município disse-nos que não poderia garantir a sinalização de estacionamento proibido, trânsito de sentido único e colocar desvios alternativos», explicou Thienpont aos jornalistas, acrescentando: «Trata-se de um município em que o presidente é adepto da corrida. Colocar uma empresa externa a realizar essas sinalizações não era viável do ponto de vista orçamental e não poderia ser feito a curto prazo.»

Também existiriam menos polícias disponíveis do que inicialmente previsto. «O Baloise Belgium Tour para homens, que se realiza nas mesmas datas, agravou a situação. A segurança está em primeiro lugar e neste caso não está garantida. Já levantei várias vezes a questão do policiamento com a federação mas nada mudou. Já é tempo de criar um quadro fixo com regulamentos e acordos corretos. É um problema para todos os organizadores», frisou Tom Thienpont, finalizando: «Esperar mais tempo para cancelar a corrida era inútil. Não víamos mais soluções por causa dos problemas que sugiram. Além disso, o preço das ações foi negativo pelo quarto ano consecutivo. O Lotto Belgium Tour é uma das organizações dentro da empresa Toesj e temos que ver como avaliamos isso no futuro. Vamos pensar juntos no inicio de agosto e depois veremos o que decidir. É com muita dor que temos de cancelar a corrida. No próximo ano se tivermos patrocinadores a corrida estará na estrada.».

Lotte Kopecky (SD Worx) uma das mais cotadas ciclistas da atualidade, vê-se obrigada a alterar o seu programa de competição depois de na presente temporada ter si primeira na Homloop Het Nieuwsblad, Danilith Nokere Koerse, Volta a Flandres, Veenendaal-Veenendaal Classic, uma etapa e geral na Lotto Thuringen Ladies Tour, a que junta o segundo lugar na Strade Bianche Donne e Amstel Gold Race Ladies.