Yolanda Hopkins e Guilherme Fonseca são as primeiras baixas portuguesas no Mundial

Surf Yolanda Hopkins e Guilherme Fonseca são as primeiras baixas portuguesas no Mundial

SURF05.06.202309:08

Yolanda Hopkins e Guilherme Fonseca são as primeiras baixas nacionais no Mundial de Surf (ISA World Surfing Games), a decorrer em Surf City, em El Salvador, nas ondas de La Bocana e El Sunzal.

Deixam, assim, as aspirações da seleção nacional em garantir a Portugal mais duas vagas, uma masculina e outra feminina, para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, entregues a quatro surfistas, três deles vão fazendo o percurso pelas repescagens e só um, Francisca Veselko, está no evento principal. Kika Veselko é a única invicta em prova e ainda não conheceu as repescagens.

A eliminação acontece nos dois dos atletas com o melhor registo nas anteriores duas edições. Yolanda, vice-campeã mundial e 3.ª classificada do Mundial ISA de 2021, igualmente realizado naquele país da América Central, diplomada olímpica em Tóquio 2020, concluiu a repescagem 3 (heat 8) na 4.ª e última posição e termina a sua participação no Mundial. Guilherme Fonseca, medalha de cobre no Mundial ISA 2022, terminou em 4.º na ronda 3 do evento principal e foi terceiro classificado na repescagem 4, na penúltima bateria do quinto dia de competição.

Frederico Morais, 4.º na abertura da ronda 4 do evento principal, acabaria relegado para a repescagem 6. «Hoje não correu como planeado, mas ainda há mais uma oportunidade nas repescagens. O sonho continua vivo», escreveu Kikas nas redes sociais. Guilherme Ribeiro ultrapassou duas repescagens e já está no nível 5 da salvação, onde defronta dois veteranos do surf mundial, o francês Joan Duru e o espanhol Aritz Aranburu. Caída nas repescagens, Teresa Bonvalot ganhou ânimo nas novas oportunidades (2.ª classificada) e continuará em prova na bateria inaugural da repescagem 4. 

«Foi um dia duro pelas eliminações da Yolanda e Guilherme Fonseca e passagem do Kikas às repescagens, mas mantemos intactos os objetivos de qualificação para os Jogos Olímpicos», disse David Raimundo, selecionador nacional.