Mercado Total: Ayase Ueda, a alternativa conhecida a Gyokeres

Opinião Mercado Total: Ayase Ueda, a alternativa conhecida a Gyokeres

OPINIÃO05.06.202319:59

AYASE UEDA, 24 anos (1,82 metros de altura), é um avançado-centro japonês (14 internacionalizações, ainda sem golos), nascido em Mito.

Está a ser apontado ao Sporting, como alternativa a Viktor Gyökeres, cujo negócio poderia chegar aos 20 milhões de euros. O valor de mercado de Ueda é, atualmente, de 3,5 milhões de euros (transfermarkt).

Embora possa ser utilizado como segundo avançado, é sobretudo um homem de área. Na última temporada, apontou 23 golos e fez duas assistências em 42 encontros pelo Cercle Brugge, da Bélgica.

Proveniente do futebol escolar (Universidade de Hosei), ainda representou as equipas jovens do Kashima Gakuen e do Kashima Antlers, pelo qual se estreou como sénior. Foi transferido no verão de 2022 para o Cercle a troco de 1,2 milhões de euros.

Tem contrato com os belgas até 2026.

PERFIL:

Ueda foi na última temporada a grande referência de ataque do 3-4-2-1 do austríaco Miron Muslic, um esquema semelhante ao que Rúben Amorim professa em Alvalade. No entanto, nos play-offs de qualificação para a Liga Europa pisou terrenos mais recuados ou até descentralizados, como segundo avançado ou falso extremo direito, no apoio a Kévin Denkey.

É, contudo, na área que se sente mais confortável. Longe da baliza simplifica grande parte das suas ações, porém perto desta movimenta-se de forma inteligente, com acelerações curtas, mas assertivas, sempre à procura do espaço atrás da linha defensiva.

Embora tenha bom controlo de bola, capacidade de aceleração, remate e finalização, não é um desequilibrador com esta nos pés. Ou seja, não está muito interessado em transportar a bola. Prefere que outros a carreguem para que possa posicionar-se da melhor forma para finalizar, o que consegue com facilidade. É um poacher. Um finalizador.

Os números são interessantes, ainda mais por terem sido conseguidos ao serviço de um clube da classe média baixa belga e numa primeira época na Europa.

Com um valor de mercado baixo, todavia com um perfil diferente do mais móvel Gyökeres, o nome mais falado até aqui como reforço leonino, Ueda pode ser uma aposta interessante para quem tem vários focos para apagar no mercado e pouco dinheiro para investir.

*MERCADO TOTAL é uma rubrica diária de análise ao mercado de transferências do jornalista Luís Mateus.