Roma segura Liga Europa no último minuto: ‘play-off’ de manutenção para Verona e Spezia

Itália Roma segura Liga Europa no último minuto: ‘play-off’ de manutenção para Verona e Spezia

INTERNACIONAL04.06.202323:13

Com as grandes decisões e a classificação, na maioria dos casos e metas, atribuída de antemão, o duelo da 38.ª e última jornada da Serie A, jogada este domingo, jogou-se num confronto direto à distância entre o Verona e Spezia para evitar acompanhar de forma direta Sampdoria e Cremonese na descida à Serie B em 2023/24.

O Spezia, treinado por Leonardo Semplici, foi batido  (1-2) no Estádio Olímpico de Roma, ante a formação orientada por José Mourinho – Rui Patrício (ex-Sporting), Matic e Cristante (ambos ex-Benfica) no banco de suplentes, o guardião belga Mile Svilar (ex-Benfica, também) a titular –, e terminou a prova com 31 pontos.

Na capital, e na ressaca da final da Liga Europa UEFA perdida quarta-feira nos penáltis para o Sevilha, em Budapeste, a Roma viu-se em desvantagem (0-1) logo aos 6’, obra do médio grego Dimitríos Nikolaou.

O empate (1-1) chegou antes do descanso (43’), num centro/remate de Zalewski, em que ninguém desviou a bola de cabeça… mas o movimento dos avançados iludiu o guardião e a bola, cruzada, em arco, foi mesmo anichar-se nas redes. E aos 90’, de penálti, o argentino Paulo Dybala deu a vitória (2-1) à Roma, que lhe permite segurar o sexto lugar e Liga Europa.

O Spezia beneficiou, para não descer já, da derrota do Verona, orientado por Marco Zaffaroni, que partiu para esta 38.ª jornada com os mesmos 38 pontos.

Com o médio português Miguel Veloso a titular, o Verona perdeu, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, diante do AC Milan – no qual Rafael Leão foi titular – por 1-3, golos do francês Olivier Giroud, de penálti (o seu 13.º na Serie A), aos 45+2’ para os ‘rossoneri’, e um ‘bis’ de Rafael Leão (85’ e 90+2’), já após Davide Faraoni, aos 72’, ter feito o empate (1-1, então) e devolvido a esperança à formação de Verona.

Ditam as regras em Itália que na Serie A, em caso de igualdade pontual na luta pelo título em despromoção, não vale nem o confronto direto nem o saldo de golos total na prova para desempatar: como critério primeiro de desempate, há lugar à disputa de um jogo de ‘play-off’ entre os clubes envolvidos, Spezia e Verona, que acabaram ambos com 31 pontos e vão ter de fazer mais um jogo suplementar nesta temporada 2022/23 para se saber quem será despromovido à Serie B (o perdedor) e quem se manterá na Serie A (o vencedor).

Em Lecce, o Bolonha venceu por 3-2. Lamaeck Banda fez, aos 17’, o 1-0 para os locais, e o austríaco Marko Arnautovic empatou para os visitantes, aos 58’, com Zirkzee a assinar o 1-2 aos 81’. Oudin ainda voltou a igualar (2-2) aos 88’, mas aos 90+7’ Ferguson deu a vitória aos visitantes.

Já em Udine, a equipa da casa - com o avançado português Beto a titular (saiu aos 80'), e Leonardo Buta e Vivaldo Semedo no banco de suplentes (entraram ambos aos 80') – foi batida pela Juventus por 1-0, golo de Federico Chiesa (68’).

Um golo da Juventus que, pelas vitórias da Roma e Atalanta, não permite à formação de Massimo Allegri, todavia, ir além do sétimo lugar da tabela: irá disputar a Liga Conferência da UEFA,

Já em Bergamo, a Atalanta cimentou o quinto lugar final diante do Monza no qual o avançado português Dany Mota foi titular (e com assistência para o primeiro golo dos locais), com uma goleada por 5-2.

Valeu um ‘hat trick’ do médio neerlandês Teun Koopmeiners (12’, 45+1’ e 79’), com Hojlund a elevar para 3-1 pelo meio aos 74’ e Muriel a fazer a ‘mão cheia’ para os locais (90+2’, 5-2). Andrea Colpani reduzira, entretanto, para os forasteiros, 2-1, aos 51’, e Patagna, aos 81’, assinara, então, o 4-2.

o 'top 4', Nápoles, Lazio, Inter e AC Milan, está qualificado para jogar a Champions em 2023/24.

Tags: