Artur Jorge rejeita favoritismo do FC Porto: «Temos iguais condições de ganhar»

SC Braga Artur Jorge rejeita favoritismo do FC Porto: «Temos iguais condições de ganhar»

NACIONAL03.06.202320:08

Artur Jorge fez, este sábado, a antevisão à final da Taça de Portugal, marcada para as 17.15 horas de domingo, que vai opor SC Braga e FC Porto.

«Não acredito que haja mais importância para uma ou outra equipa. Ambas as equipas vão com determinação. Sabemos que vamos ter um FC Porto forte pela frente. Espero um jogo equilibrado, onde vamos procurar tentar surpreender e ver como poderemos pôr em prática o que trabalhámos. Chegada com toda a justiça a esta fase e acreditamos que temos de fazer o nosso trabalho bem feito para alcançar este objetivo. O terceiro lugar foi justo e podemos dizer que estamos presentes nas decisões. Vamos procurar vencer. Queremos terminar a época da melhor forma possível. É gratificante, sendo a primeira época como treinador, uma época de afirmação, sempre suportado por estes jogadores. Assim torna-se mais fácil. Tem de haver justiça para se dizer que é um trabalho bem feito. Satisfeito, com o sentimento de poder saber que toda a minha dedicação teve resultados à vista», começou por apontar.

O treinador foi questionado sobre se vai ser um SC Braga mais pragmático ou fiel ao que mostrou ao longo da temporada.

«Vou considerar isso um elogio, que o SC Braga teve um futebol atrativo e de qualidade. Também me parece. Sabemos que não há margem de erro e também se ganham jogos com pragmatismo. Não podemos mudar, não é fácil de um dia para o outro. É importante jogarmos dentro da nossa matriz, sermos fieis a nós mesmos e não fugir daquilo que fizemos ao longo da época», disse.

Artur Jorge e Sérgio Conceição defrontaram-se há 25 anos na final da Taça de Portugal, na altura como jogadores, com a vitória a sorrir para o atual técnico do FC Porto.

«A distância entre SC Braga e FC Porto era bem maior e, portanto, uma final que foi disputada de forma intensa, com maior favoritismo do FC Porto, porque era mais equipa. Foi um privilégio vir ao Jamor, era histórico e simbólico, só se vinha ao Jamor na final da Taça», afirmou, voltando ao assunto mais à frente:

«Fiz questão de realçar que a distância era maior, não relativamente à capacidade de equipa. Diria que temos iguais condições de amanhã ganhar o jogo. Não me parece que haja uma distância entre as equipas para que haja um favorito», atirou, admitindo que preparou a equipa para todos os cenários:

«Preparamos tudo, já tivemos uma eliminatória em que foi necessário irmos a penáltis. Estamos preparados para os 90’, 120‘ e penáltis», referiu.

Sobre o que espera do FC Porto, Artur Jorge preferiu focar-se no SC Braga.

«Prefiro dizer que SC Braga espero ter e não que FC Porto espero ter. Foi com eles que preparei o jogo e trabalhei. O meu foco é para dentro, o que termos de fazer. Claro que algumas coisas vão depender do FC Porto. O meu foco é o SC Braga. Confesso que amanhã possa entrar mais nervoso que em 1998. Posso estar mais nervoso, porque a responsabilidade é maior e o que tenho sentido esta semana faz-me pensar assim», disse.

O técnico confirmou que o filho alugou um autocarro para a família ir ver a final ao Jamor.

«Diria que não sendo o jogo mais importante da minha carreira, tem um simbolismo diferente. Alugaram um autocarro para virem juntos e desfrutarem. Assim como outras vezes, na altura comigo também como adepto. Vêm apoiar o pai, o marido… É o primeiro título que posso conquistar, tenho jogadores que já conquistaram. Seria fantástico terminar a época no terceiro lugar e com um troféu conquistado»

O técnico recordou ainda o início da época: «No início estava esperançado. Comprometi-me com os meus para o que podemos fazer para termos uma época boa. Seria acabar no top-3 e estarmos nas decisões, como hoje. É uma época plena tendo em conta os objetivos e completa se conseguirmos juntar um trofeu.»