FC Porto é tetracampeão nacional!

Andebol FC Porto é tetracampeão nacional!

ANDEBOL03.06.202320:39

O FC Porto sagrou-se tetracampeão nacional, quatro vezes sob a égide do sueco Magnus Andersson, que lidera a equipa desde a temporada de 2018/19, depois de vencer o Marítimo, por 33-25, na 26.ª e última jornada do Andebol 1.

A uma jornada do final, o FC Porto beneficiava de um ponto de vantagem sobre o Sporting (72 e 71) e só dependia desta exibição na Madeira para revalidar o título. Bastava-lhe um empate. Após um início titubeante, em que perdeu Victor Iturriza, magoado, e esteve aquém do potencial até à igualdade de 11 golos, o FC Porto assumiu o comando do marcador e atingiu o intervalo com três de vantagem expressos nos números de 18-15. Na segunda parte, marcou mais golos e ganhou conforto para gerir o desenrolar da partida até final.

O FC Porto garantiu o quarto título consecutivo, que só não é o quinto porque não foi proclamado campeão em 2019/20 devido à pandemia. O primeiro lugar só permitiu a qualificação para a Liga dos Campeões.

Na Maia, o Sporting dependia do FC Porto para roubar-lhe o título (jogo transmitido por A Bola TV). O vice-campeão venceu o ADA Maia mas também teve dificuldade em se impor por 32-23. Ao intervalo, apenas dois golos separavam o 13.º classificado do segundo, com 12-14 no marcador. 

O Benfica já tinha garantido o terceiro lugar e ganhou folgadamente ao Académico de Viseu por 42-26.