Presidente e o duelo com o E. Amadora: «Se tudo correr normalmente o Marítimo passará o 'play-off'»

Marítimo Presidente e o duelo com o E. Amadora: «Se tudo correr normalmente o Marítimo passará o 'play-off'»

NACIONAL01.06.202317:40

Rui Fontes, presidente do Marítimo, defende que Pedro Proença é a pessoa certa para continuar na liderança da Liga, papel que desempenha desde 2015.

«Tive a oportunidade de conhecer a Liga no seu início e, 20 anos depois, tenho oportunidade de conhecer a Liga. Está completamente diferente o seu funcionamento, o futebol também evoluiu muito e tudo isso deve-se ao excelente trabalho feito pelo Dr. Pedro Proença, com a sua equipa, e também ao que os clubes fizeram no sentido de o ajudar a fazer todo este trabalho que está feito e que todos nós queremos que continue», começou por dizer, na Assembleia Geral que está a decorrer no edifício sede da Liga, no Porto, e cujo único ponto da ordem de trabalhos é o ato eleitoral, não se mostrando espantado pela unanimidade:

«Penso que quando o trabalho está bem feito e os clubes estão satisfeitos com esse trabalho, a unanimidade é natural que aconteça», prosseguiu.

Sobre o que falta fazer: «Falta muita coisa. Temos muitas preocupações em relação à questão dos direitos televisivos. Tudo o que seja receitas para o futebol são extremamente importantes e temos outros temas que serão debatidos neste novo mandato.»

Os madeirenses terminaram a Liga na 16.ª posição e vão defrontar o Estrela da Amadora no play-off de manutenção. Rui Fontes foi questionado se tem dormido tranquilo ou se está apreensivo.

«Uma coisa que eu tenho é que durmo muito bem. Durante o dia posso não passar muito bem, mas graças a Deus durmo muito bem. E estou muito confiante. O Marítimo tem todas as condições para se manter. Com todo o respeito pelo Estrela da Amadora, porque hoje em dia há muito equilíbrio no futebol português e cada vez mais vai existir. Entre as seis/sete últimas da I Divisão e as seis/sete primeiras da II Divisão há equilíbrio. São jogos difíceis. O Marítimo tem de ter muitas cautelas em relação ao jogo contra o Estrela da Amadora, mas se tudo correr normalmente o Marítimo passará o play-off», afirmou.

Nas duas últimas épocas quem ganhou o play-off foram equipas da Liga 2.

«Naturalmente que se aprende sempre. Aprende-se com os erros dos outros e também analisámos porque é que essas situações aconteceram. Geralmente isso acontece com equipas que têm derrotas consecutivas nas últimas jornadas. O Marítimo não passou por essa situação. Desde o início do campeonato esteve sempre nos últimos três lugares e conseguiu fugir dos dois últimos há poucas jornadas, quando ultrapassámos o Paços de Ferreira, e daí para a frente, mantivemos sempre essa posição e com um nível exibicional muito bom, cujos resultados não corresponderam. O Marítimo está numa posição de derrotado, mas de uma equipa que está a crescer em termos exibicionais. Quem vê os nossos jogos na televisão vê que o nosso futebol é um futebol de I Divisão, passou um período bastante perturbado neste campo, mas com estabilização que conseguimos na segunda volta a equipa correspondeu de outra forma e, portanto, estamos preparados para vencer o play-off», concluiu.