Campeonato cancelado após tragédia em estádio 

El Salvador Campeonato cancelado após tragédia em estádio 

INTERNACIONAL25.05.202312:12

O campeonato de El Salvador, nomeadamente o torneio clausura, foi cancelado depois de 12 pessoas terem morrido no sábado após um tumulto num estádio.

A tragédia aconteceu no Estádio Cuscatlán, com mais de 100 feridos além das vítimas mortais, resultado de um esmagamento à entrada e no interior do recinto, que fica na capital San Salvador, quando centenas de adeptos tentaram entrar forçando uma das portas, já com o jogo em andamento. Estes adeptos terão comprado bilhetes falsos para o jogo entre o Alianza e o FAS, dois dos clubes com mais adeptos no país, na segunda mão dos quartos de final do Torneio Clausura 2023.

«Decidimos declarar encerrado o campeonato de futebol 2022/2023 de El Salvador, uma decisão tomada face à necessidade de garantir as condições de segurança das instalações desportivas», tomada em conjunto com os clubes.

Não haverá campeão do torneio e a Federação vai propor que o campeão e vice-campeão da época passada representem o país nas competições da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF), nomeadamente FAZ, Jocoro e Aguila, que liderava a competição. 

«Só havia duas portas abertas. As pessoas que estavam fora queriam entrar à força e todos nos caíram em cima», testemunhou, à imprensa local, um dos adeptos, na noite da tragédia. «Não posso acreditar, viemos ver um jogo de futebol e acabámos a ver mortos», chorava outro aficionado do Alianza, a equipa da casa, ao ver homens, mulheres e crianças transportados de maca e em braços para o relvado para serem assistidos de emergência.


Segundo relataram muitos adeptos à comunicação social local, a Polícia Nacional Civil de El Salvador ordenara o encerramento das portas e terá chegado a lançar gás lacrimogéneo contra os aficionados que tentavam entrar no recinto, que tem capacidade para 53 mil espectadores.

À entrada do estádio foram registadas cinco mortes, mais quatro já no interior do recinto, com os corpos a serem cobertos com bandeiras do Alianza. Mais três pessoas morreram em diferentes hospitais da cidade de San Salvador.