Rali de Portugal Rovanpera no comando no final do primeiro dia de ação (veja as fotos)

RALI DE PORTUGAL12.05.202322:45

O Rali de Portugal antecipava-se muito difícil, devido à dureza das especiais com areia, cascalho, pedra e terra no centro do país, garantidamente maiores nas segundas que nas primeiras passagens por Lousã, Góis e Arganil. E a expectativa confirmou-se, com três mudanças no topo da classificação no dia 1 da ronda 5 do WRC de 2023 (Tänak, Sordo e Rovanperä), depois de Loubet ser o mais veloz nos primeiros 12,03 km e ganhar, aí, a liderança provisória!

Depois de manhã tranquila, tarde problemática, sobretudo para Tanak. O estónio da M-Sport Ford, na PEC2 (Góis 1), assumiu a liderança do rali que venceu em 2019 (Toyota Yaris), mas perdeu-a na PEC4 (Lousã 2), com furo no Puma Rally1 a custar-lhe mais de 54 s e uma queda para 7.ª posição – acabou o dia na 6.ª! Na mesma especial, outra saída de cena, a de Kris Meeke, o norte-irlandês do Team Hyundai Portugal primeiro entre os pilotos participantes no Nacional (CPR), devido a fuga de óleo num amortecedor do i20 N Rally2. Ricardo Teodósio, parceiro de equipa, teve problema no mesmo troço.

Dani Sordo, na PEC4, protagonizou a segunda mudança do dia no topo da classificação, mas perdeu a posição para Kalle Rovanpera na 5 (Góis 2). Este prodígio finlandês de 22 anos, campeão em título e vencedor da prova em 2022, continua sem ganhar em 2023 e, seguramente, está determinado a regressar aos êxitos. em oito especiais, venceu três aos comandos do Toyota GR Yaris Rally1!

Já o galês Elfyn Evans foi o primeiro na estrada por liderar o Mundial, o que acabou por penalizá-lo: abandonou após acidente ao km 13,8 da PEC7. Então, era só sexto, a 46,6 s do companheiro de equipa, e tem a primeira posição no campeonato em risco.

O primeiro dia decidiu a ronda 4 no Campeonato de Portugal de Ralis. Armindo Araújo, em Skoda Fabia Rally2 evo, ganhou a Miguel Correia, em máquina igual, por 13,9 s. Na terceira posição, a 54,9 s, Bernardo Sousa, em Citroen C3 Rally2. Agora, luta pelo título de melhor português nesta etapa do WRC.

Amanhã, 7 especiais e 148,88 km ao cronómetro no Norte do País, com duas passagens por Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, mais especial-espetáculo em Lousada com 3,36 km.