Jogo emocionante até ao fim no Estádio do Mar, onde o Académico Viseu conseguiu aguentar uma vitoria por 3-2 sobre o Leixões, em jogo da 26.ª jornada da Liga 2.
Os últimos minutos faziam adivinhar o empate do Leixões, sensação inversa aos primeiros 20 minutos do jogo – com o Académico a entrar de rajada, vencendo por 3-0 aos 18 minutos; foram mesmo três ataques e três golos, por André Clóvis (9 e 19) e Jonathan Toro (13).
Aos 26 Ricardo Valente reduziu para o Leixões, que depois deu tudo para reduzir a desvantagem. João Oliveira anotou o 2-3 aos 74 e os últimos minutos foram de grande pressão.
Sendo que o Farense ontem perdeu pontos, é apanhado pelo Académico, ambos com 45 pontos, mas os viseenses em terceiro, no lugar de acesso ao play-off de subida. Já o Leixões soma 5 jogos seguidos sem vencer e fica com 30 pontos, correndo o risco de ser passado pelo Nacional no 13.º lugar.
No outro jogo da manhã, o Torreense bateu o B SAD por 3-1 e é 7,º com 34 pontos, já o B SAD, que teve o treindor José Pedro em estreia, está em zona de descid com 23. O B SAD até começou melhor, inaugurando o marcador por Braima (25), mas o de Torres deram a volta por Patrick Fernandes (35), Cícero (54) e Diego Raposo (90+1), já depois da expulsão de João Lameira.
Torreense 'vira' no Jamor e agrava situação do B SAD
Entre a pressão vincada para o BSAD, envolvida na luta pela permanência, e a tranquilidade do Torreense, posicionado em lugar confortável na tabela, prevaleceu o controlo emocional do conjunto do Oeste, que venceu por 3-1.
A vantagem inicial, contudo, até pertenceu ao emblema azul, que jogou como visitado no Estádio Nacional e chegou ao golo após 25 minutos de domínio mais repartido e sem registo de ocasiões de golo.
O BSAD utilizou a bola parada para se colocar na frente - canto batido pela esquerda para desvio de cabeça de Trova Boni, seguido do aparecimento de Braima ao segundo poste - mas um erro defensivo ditou a igualdade.
Aos 35 minutos, uma descoordenação entre Kelechi e o guardião Gonçalo Tabuaço concedeu a Patrick a oportunidade de atirar para uma baliza deserta e o empate persistiu até ao intervalo.
O segundo tempo vincou a superioridade anímica do Torreense que operou a reviravolta aos 54' numa bola parada ofensiva que ditou um desvio de cabeça por parte de João Afonso para a finalização de Cícero na pequena área.
Pouco depois, aos 62', João Lameira recebeu ordem de expulsão direta, mas a equipa visitante não perdeu o controlo, inviabilizou quaisquer tentativas por parte da BSAD em 'tomar de assalto' o seu meio-campo...e até voltou a marcar.
Assim, o Torreense sentenciou o 3-1 final com uma transição explorada por Frédéric Maciel pelo corredor esquerdo para cruzar rasteiro para ação de Godoy, que arrastou consigo a marcação para que Diego Raposo marcasse aos 90+1.
Um triunfo que deixa o conjunto de Torres Vedras numa situação ainda mais favorável - subiu, à condição, ao sétimo posto com 34 pontos - e, em sentido contrário, agravou a situação da BSAD que ocupa lugar de despromoção.