Trocou o Benfica pelo FC Porto e reconhece: «Ir a Lisboa não era agradável»

Lituânia Trocou o Benfica pelo FC Porto e reconhece: «Ir a Lisboa não era agradável»

INTERNACIONAL18.02.202316:36

O lituano Edgaras Jankauskas, novo selecionador da Lituânia, concedeu uma entrevista ao jornal local Sportas, onde recordou várias peripécias da carreira de futebolista, incluindo a mudança do Benfica para o FC Porto, no verão de 2002. Depois de ter representado as águias por empréstimo da Real Sociedad (oito golos em 12 jogos), o antigo avançado teve tudo acertado para continuar na Luz mas foi desviado pelos dragões, rumando aos azuis e brancos. No FC Porto, Jankauskas marcou 19 golos em 83 jogos, tendo ganho a Liga dos Campeões na temporada 2003/2004.

«Não tive bem noção da importância que mudar do Benfica para o FC Porto tinha para os adeptos, para a imprensa… Eu não era uma superestrela, tinha marcado alguns golos, mas ganhou uma dimensão… Vi o que aconteceu ao Luís Figo quando saiu do Real Madrid para o Barcelona, mas não sabia que a mentalidade portuguesa era semelhante, fosse qual fosse o nível do jogador», começou por contar Jankauskas.

«Fui revistado no aeroporto e recebi várias cartas com palavras de ódio. Não estava à espera. Ir a Lisboa não era agradável. Não digo que fosse perigoso, mas o ambiente não era agradável porque as pessoas conheciam-me. A televisão e a imprensa falavam de mim e isso chegava para me tornar popular. Tive de aguentar e jogar num estádio com 60 mil pessoas a assobiarem-me, mas foi uma boa experiência», completou.