Aos 20 anos confirma favoritismo e sagra-se campeã do mundo de ciclocrosse

Ciclismo 04.02.2023 16:31
Por Fernando Emílio

Com 20 anos, a neerlandesa Fem Van Empel sagrou-se campeã do mundo de ciclocrosse no circuito de Hoogerheide nos Países Baixos, a que junta o título mundial de sub 23 em 2021 e de campeã da Europa em 2022, sucedendo a Marianne Vos ausente por problemas físicos.
 

Apontada como a principal favorita, Fem Van Empel assumiu o comando da corrida desde o inicio na companhia da sua compatriota Puck Pieterse, que a meio da quarta das sete voltas ao circuito caiu, recuperou mas nunca mais teve possibilidades de recuperar, em virtude de Van Empel ter aumentado o ritmo de pedalada. No final da 5.ª volta, Pieterse encontrava-se a 18 segundos de Van Empel, margem que foi aumentando para no final se cifrar em 39 segundos, com Lucinda Brand em terceiro lugar a 1,11 minutos, fechando o pódio totalmente neerlandês, com a particularidade de nas oito primeiras classificadas, sete pertencerem aos Países Baixos e apenas a italiana Silvia Persico em 4.º lugar se ter intrometido no domínio avassalador das mulheres que faziam parte da seleção laranja.

«É uma sensação muito estranha e uma boa recompensa para toda a temporada. Esta é uma vitória muito emocionante e difícil de encontrar as palavras certas. Não sei como aconteceu a queda de Puck, quando vi que já não estava na minha roda fui a todo o vapor. O publico foi fantástico, nunca vi tanta gente numa corrida de ciclocrosse. A atmosfera dentro da seleção é muito boa e formamos um bom grupo, é verdade que normalmente somos adversárias, mas hoje fomos companheiras de equipa», afirmou a campeã.
 

Nas restantes corridas integradas no primeiro dia dos Campeonatos do Mundo, Thibau Nys (Bel) venceu na categoria de sub-23, seguido de Tibor Del Grosso (Fra) e Witse Meeussen (Bel), em juniores femininas triunfo de Isabella Holmgren (Can), com a irmã gémea Ava Holmgren em segundo lugar e Célia Gery (Fra) a completar o pódio.    


Classificação:

1.ª Fem Van Empel (Ned)            52,42 m                

2.ª Puck Pieterse (Ned)             a 39 s 

3.ª Lucinda Brand (Ned)            a 1,11 m

4.ª Silvia Persico (Ita)              a 1,45 m

5.ª Ceylin Alvarado (Ned) a 1,46 m








Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal