COP favorável à integração de russos e bielorrussos

Mais Desporto 28.01.2023 08:21
Por Ricardo Jorge Costa

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) manifestou-se favorável à reintegração dos atletas russos e bielorrussos nas competições internacionais, impedidos de participarem em competições internacionais na sequência da guerra entre a Ucrânia e a Rússia e do apoio da Bielorrússia ao regime de Moscovo. A posição do COP alinha-se com a orientação assumida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira. «A posição do COI é a mais razoável. Os termos, as condições e modalidades de o fazer é assunto que tem de ser discutido, avaliado, considerado», resumiu, o presidente do COP, José Manuel Constantino.


O dirigente recorda que «faz parte do histórico» do desporto dar sinais que levem à «aproximação e pacificação das relações das partes em conflito», independentemente dos países e governos «entenderem isso ou não». Constantino revela que o tema nunca foi abordado entre o COP e o Governo português, assegurando a «posição completamente autónoma e independente» do organismo que dirige e «alinhada» pelas


O gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, deu conta do alinhamento de Portugal com as decisões da União Europeia, admitindo ter em conta as posições dos organismos olímpicos.


O comité organizador de Paris 2024 não tem poder de decisão e o COI recorda que a «autoridade única» na matéria cabe às federações internacionais, ou seja, ao COI. Neste âmbito, a autarca de Paris, Anne Hidalgo, afirma estar em sintonia com o COI, após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensnki, ter exigido ao seu homólogo francês que interdite a presença de atletas russos e bielorussos, ameaçando boicotar a competição, não autorizando a presença de atletas do seu país.


O Comité Paralímpico de Portugal informou que seguirá as orientações da estrutura mundial de cúpula, que remete para futura Assembleia Geral do Comité Paralímpico Internacional.
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal