Clássica final

Taça da Liga 26.01.2023 19:50
Por Fernando Urbano

Era a final esperada. O FC Porto vai defrontar o Sporting no sábado, às 19.45 horas, em Leiria, para decidir quem será o vencedor da 16.ª edição da Taça da Liga, uma competição que caminha a passos largos para a maioridade.


Os dragões garantiram a presença na partida decisiva na cidade do Lis após vencerem o Académico de Viseu, por 3-0, na meia-final da Final Four, depois do triunfo leonino, na véspera, sobre o Arouca, por 2-1, no mesmo palco.


Será a segunda vez que os rivais se defrontam na final da Taça da Liga, quatro anos depois da vitória dos verdes e brancos, à data treinados por Marcel Keizer, num jogo decidido no desempate por penáltis após uma igualdade a uma bola.


Mais sucesso dos leões
É a sétima final em que os leões participam e a quinta dos dragões, com os lisboetas a apresentar uma taxa de sucesso muitíssimo superior, tendo em conta que venceram por quatro ocasiões, enquanto os azuis e brancos perderam sempre (duas frente ao SC Braga, uma diante do Sporting e outra com o Benfica).


Em 16 finais, será a oitava (50 por cento) que coloca frente a frente clubes do G4, ou seja, as quatro melhores equipas do futebol português (Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga), uma tendência que tem vindo a reforçar-se nas últimas cinco temporadas - o V. Setúbal foi o último outsider, perdendo com o Sporting de Jorge Jesus numa decisão que também foi para penáltis.


Amorim-Conceição
Será a segunda vez que Sérgio Conceição defrontará Rúben Amorim na final, depois do jogo da época 2019/2020, estava o atual treinador do Sporting no SC Braga, o último a rir  graças ao golo de Ricardo Horta apontado aos 90+5’, conquista que precedeu o avanço do presidente do Sporting, Frederico Varandas, na contratação do jovem treinador ao clube minhoto. Se ganhar no sábado Amorim torna-se o primeiro a vencer o troféu por quatro vezes consecutivas, feito que nem Jesus (o treinador com mais trunfos) atingiu.


De referir ainda que foi o 16.º jogo consecutivo dos dragões sem perder em todas as competições desde a derrota em casa frente ao Benfica, por 0-1 (golo de Rafa), a 21 de outubro de 2022, na 10.ª jornada da Liga. A partir daí a equipa dirigida por Sérgio Conceição somou 13 vitórias e três empates, dois para a Liga (1-1 com o Santa Clara, nos Açores; 0-0 frente ao Casa Pia, no Jamor) e outro para a Taça da Liga (2-2 com o Mafra). 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal