Não é todos os dias que uma constelação de estrelas como o grupo de futebolistas do Paris Saint-Germain, campeão francês e líder da Ligue 1 - num plantel avaliado acima dos mil milhões de euros- visita, e de capacete, como normais operários, o estaleiro de uma obra, e sem haver agitação geral.
Aconteceu esta quinta-feira em Poissy, nos arredores da capital francesa, onde o clube está a erguer, desde 2016, o Campus PSG, futuro centro de treinos do emblema, com um orçamento total avaliado em €300 M.
Liderados pelo próprio presidente, Nassel Al-Khelaifi, o plantel de jogadores às ordens de Christophe Galtier, no qual pontifica o quarteto de internacionais portugueses constituído por Nuno Mendes, Danilo Pereira, Renato Sanches e Vitinha mas, numa verdadeira parada de estrelas, também, e e entre outros, Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, visitou não apenas a zona dos relvados mas também a infraestrutura principal do alojamento destinada à equipa principal, que ainda se treina não muito distante do complexo, em Camp des Loges, mas que deverá mudar-se para o Campus PSG na primavera, junho o mais tardar – data prevista para a conclusão das obras.
Será já no Campus PSG que o PSG irá preparar a temporada 2023/24, e em janeiro de 2024 a equipa principal verá juntar-se-lhes as restantes dos escalões de formação, na ‘casa’ do futebol do clube. O cuidado é tanto que, explicou Al-Khelaifi à PSG TV, o tratamento dos relvados em Poissy (subúrbios de Paris) «é igual ao do Parque dos Princípes», onde a equipa joga habitualmente como visitada.
«Este projeto faz parte da nossa ambição para o futuro do clube: queríamos que fosse moderno, no mais alto nível de profissionalismo e focado em performance de excelência», afirmou Al-Khelaifi na ocasião, enquanto o defesa-central brasileiro Marquinhos, há dez anos no clube, nem quer acreditar em tamanho ‘salto’ de infraestruturas no ‘gigante’ francês.
«Estou aqui há dez anos, e pensei que não chegaria a ver este dia. É… simplesmente maravilhoso», resumiu o defesa ‘canarinho’, sobre a nova e futura ‘casa’ de milhões para jogadores avaliados em muitos milhões.
Veja, nos 'tweets' abaixo, imagens de um dia diferente na vida dos ídolos do desporto-rei do PSG: