O Benfica iniciou a segunda volta do Campeonato com o pé direito, não sentindo grandes dificuldades para vencer em Paços de Ferreira neste jogo antecipado da 20.ª jornada, graças a golos madrugadores de Grimaldo e de João Mário, marcados aos 7 e 11 minutos, que concederam vantagem madrugadora aos encarnados, que, apesar da boa reação do Paços nalguns momentos, acabaram por controlar as operações.
Depois do triunfo nos Açores, Roger Schmidt promoveu Gonçalo Guedes à titularidade, relegou o alemão Julian Draxler para o banco, e fez também regressar Otamendi ao eixo defensivo, após castigo, para retomar a dupla com António Silva.
As águias entraram fortes no jogo e adiantaram-se no marcador cedo, por intermédio de um livre direto cobrado de forma exemplar por Grimaldo, após falta conquistada por Gonçalo Guedes à entrada da área. Seria o mesmo Gonçalo Guedes a estar na génese do 2-0, poucos minutos depois, num movimento da esquerda para o centro em que deixou Aursnes na cara de Marafona, com o guarda-redes a desviar o remate do norueguês, mas a nada poder fazer perante a recarga oportuna de João Mário com a baliza praticamente escancarada.
Apesar dos dois socos no estômago que cedo deitaram por terra a estratégia de César Peixoto, os pacenses não desistiram do jogo e acercaram-se várias vezes do último terço encarnado, criando perigo junto à baliza de Vlachodimos. Aqui com destaque particular para Nigel Thomas, que acertou por duas vezes nos ferros, a primeira num grande remate de fora da área aos 40’, a segunda já na segunda parte, na cobrança de um livre aos 73’, que desviou num adversário e acertou no poste da baliza de Vlachodimos.
As águias também dispuseram de várias chances para fazer o 3-0, não conseguiram, e ainda apanharam susto aos 87’, num remate de Juan Delgado que Vlachodimos desviou, evitando o 1-2 para o Paços nos minutos finais, contexto que poderia ter complicado o final de jogo para os encarnados, que no último lance da partida ainda viram o avançado Fábio Gomes acertar com violência nos ferros de Vlachodimos.
Com esta vitória as águias aumentam para sete pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o SC Braga, à condição. Na próxima semana, o Benfica desloca-se a Arouca, jogo aprazado para a próxima terça-feira, para a 18.ª jornada da Liga.