Na conferência de imprensa de apresentação como novo selecionador dos Países Baixos, Ronald Koeman confirmou que vai mudar o sistema de jogo implementado pelo seu antecessor, Louis van Gaal.
«Houve momentos durante o Mundial em que pensei: as coisas têm de mudar. Mas essas foram as escolhas do treinador. Quero fazer as coisas de maneira diferente. Vamos tentar jogar um futebol atrativo e continuar invictos durante 20 jogos», referiu o técnico neerlandês, antes de anunciar que a ‘laranja mecânica’ vai deixar o 5x3x2 de Van Gaal para regressar ao 4x3x3: «Vamos voltar ao sistema que utilizávamos. Por vezes mudo, mas o sistema básico será com quatro defesas.»
Koeman confirmou também que, ao contrário do que aconteceu da primeira vez em que treinou a seleção, não irá encontrar-se com o seu antecessor para passar a pasta: «Isso aconteceu, na altura falei com Dick Advocaat e Van Gaal. Desta vez não, acho que não tem interesse. Vou fazer tudo de início com a minha equipa técnica. Tenho as minhas ideias e a minha experiência e vamos fazer as coisas de forma diferente.»