«Mourinho? Única proposta concreta foi a Roberto Martínez»

Seleção 09.01.2023 12:18
Por Redação

Fernando Gomes foi o primeiro a falar na apresentação de Roberto Martínez como novo Selecionador Nacional.


O presidente deixou elogios ao antecessor, Fernando Santos, e agradeceu o «entusiasmo e ambição» com que Roberto Martínez recebeu o convite da FPF.


«Sublinho, também, o sinal de coragem, uma vez que aceita suceder ao treinador mais titulado da história da seleção de Portugal. Foi uma honra ter Fernando Santos como selecionador desde 2014. Muito obrigado, Fernando Santos. Os portugueses nunca esquecerão o que fizeste», indicou Fernando Gomes, explicando o processo de escolha. 


«Todos sentimos, a começar por mim, que Portugal poderia ter ido mais longe no Mundial de 2022. Colocou-se então um desafio depois do Catar: levar o ciclo que começou em 2014 até ao Euro-2024 ou iniciar já o ciclo que visa chegar ao Mundial 2026 como um dos mais fortes candidatos ao título. A minha decisão, a nossa decisão, foi começar um ciclo novo», indicou o presidente.


«Quando traçámos o perfil concluímos que teria de ser ambicioso, conhecedor do futebol internacional, com experiência. Neste perfil nunca foi relevante o local de nascimento. Somos uma Seleção com jogadores que atuam ou irão atuar em diferentes países. O seu percurso fala por si próprio», acrescentou o presidente da Federação.


«O ciclo de Fernando Santos durou mais de oito anos. O ciclo de Rui Jorge nos sub-21 começou há 12 anos. Jorge Braz lidera a seleção de futsal desde 2010. Mário Narciso cumprirá este ano uma década no comando do futebol de praia. Francisco Neto fará em fevereiro nove anos à frente da seleção feminina de futebol. Luís Conceição está há oito anos como responsável pela seleção feminina de futsal. Os treinadores precisam de tempo e apoio para formar equipas. Isso é muito claro na FPF. Não será diferente agora», assegurou Fernando Gomes.


«Na primeira conversa com Roberto Martínez foi claro que encaixava no perfil. Acreditamos que Portugal deve estar sempre na decisão, pelo menos nas meias-finais. Tudo faremos para que o teu percurso seja longo e feliz», fechou numa intervenção lida.


Depois, na sessão de perguntas, referiu ter sido este o único convite que endereçou, apesar de notícias de que José Mourinho era o favorito.


«O que interessou foi definir primeiro um perfil. Nesta pesquisa falámos com muita gente. Falo com a generalidade de treinadores portugueses. A única proposta concreta foi a Roberto Martínez», respondeu Fernando Gomes.


 

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias

Serviço de apoio ao cliente
Dias úteis das 9.30h às 13h e 14.30h às 18h
E-mail: clientes@abola.pt
Telefone: 213232133 (Chamada para a rede fixa nacional)
Morada: Tv. da Queimada, 23 1249-113, Lisboa Portugal