A norte-americana Victoria Lee, de 18 anos, campeã de Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas, MMA), invicta nos três combates que efetuou como profissiomal e campeã mundial júnior na categoria de -57 kg em 2019 e 2020, faleceu a 26 de dezembro de 2022, de causas não adiantadas, revelou por fim no último sábado a sua irmã, Angela, através de uma publicação na rede social Instagram.
Filha de pai sino-singapurense (Ken Lee) e de mãe sul-coreana nascida no Canadá (Jewelz Lee), Victoria Lee, conhecida como ‘The Prodigy’ (‘O Prodígio’), era treinada pelo cunhado, Bruno Pucci, no United MMA Havaí e tinha no irmão, Christian Lee, também campeão de MMA, uma inspiração para os combates.
Victoria, que nasceu em Waipahu, e nasceu a 17 de maio de 2004 no Havai, onde vivia, venceu, a 26 de fevereiro de 2021, Sunisa Srisan por submissão, ao segundo assalto, em Kallang (Singapura), e a 30 de julho do mesmo ano também Wang Luping, ainda por submissão, no primeiro ‘round’, tendo obtido o único ‘KO’ diante de Victória Souza, no terceiro e último combate da carreira, a 24 de setembro de 2021, ainda e sempre em Kallang.
«Ela [Victoria] partiu muito cedo e a nossa família está devastada. Sentimos a sua falta, mais do que qualquer outra coisa neste mundo. A nossa família nunca mais será a mesma. As nossas vidas nunca mais serão a mesma coisa. Partiste a 26 de dezembro, mas sentimos tanto a tua falta, irmã», escreveu Angela Lee na publicação, partilhada na rede social no último sábado, sem especificar causas da morte.
O Chief Executive Officer (CEO) do One Championship – campeonatos em que Victoria, que estava a tentar terminar… os estudos liceais -, Chatri Sityodtong, associou-se à surpresa e consternação gerais no mundo do MMA pela notícia.
«Estou devastado com a morte de Victoria. Conheci Victoria tinha ela 11 anos, assisti ao seu crescimento como ser humano e atleta de eleição. Sempre me lembrava do quão atenciosa, humilde e discreta se revelou ao longo dos anos. Ela já era um prodígio enquanto atleta nessa idade, mas já se via o ser humano maravilhoso que ali estava», acrescentou o responsável, na sua página na rede social Facebook.